SóProvas


ID
458191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos
agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A inclinação negativa da curva de demanda requer que o efeito renda reforce o efeito substituição e, portanto, ambos devem ser negativos.

Alternativas
Comentários
  •  
    Para bens normais o efeito renda é positivo.
  • Essa afirmativa é correta para BENS INFERIORES. Porém, a questão não diz nada sobre o bem. Nesse caso, considera-se BEM NORMAL e a resposta é essa dada anteriormente pelo nosso colega.

    Dedicação + perseverança = Sucesso.
  • A questão trata de bens normais uma vez que é nesse caso que o efeito renda reforça o efeito substituição. Para os bens inferiores, o efeito renda tem sentido inverso ao efeito substituição.

    O erro da questão, no entanto, está em falar que, para que a curva de demanda seja negativa, o bem deve ser normal. Repare que bem normal ou inferior são definições que dizem respeito ao comportamento da demanda a partir de uma variação de renda. A curva de demanda demonstra o comportamento da demanda a partir de uma variação de preço. O bem que tem curva de demanda negativamente inclinada é chamado bem comum, o que é diferente de bem normal.

    Um bem comum pode ser inferior. Exemplo: carne de segunda. Ao haver um aumento da renda, o consumo de carne de segunda tende a diminuir, o que caracteriza um bem inferior. No entanto, se o preço da carne de segunda aumentar, sua demanda também tenderá a cair, o que caracteriza um bem comum.
  • Quando há uma diminuição do preço de determinado bem:

    a) Se ele for normal, os efeitos renda e substituição serão positivos;
    b) Se ele for inferior, o efeito substituição é positivo, mas o efeito renda é negativo, ressaltando que ES>ER;
    c) Se ele for Giffen, é caso específico de bem inferior, contudo, ER>ES.

    Em a e b, a curva de demanda tem inclinação negativa; em c, ela é positiva. No caso dessa questão em específico, ela está errada, pois ela se refere apenas aos bens normais, mas como visto, na situação b os efeitos não se reforçam e a inclinação da curva de demanda também é negativa.
  • Esta Errada, pois como a questão não cita qual o tipo de bem, isso quer dizer que depende... podendo ser verdade ou mentira. Então como uma proposição não pode ser V ou F ao mesmo tempo, implica que a questão está ERRADA. 

    DICA: A CESPE monta suas questões baseadas em raciocínio lógico também!

  • O professor Cesar de Oliveira Frade, do ponto dos concursos, afirma que o efeito substituição é sempre negativo. Será?

  • ERRADO

    A explicação para isso é que, mesmo para o caso dos bens inferiores (a exceção dos bens de Giffen), que apresentam efeitos renda e substituição em sentidos contrários, a curva de demanda ainda assim é negativamente inclinada

    Logo, não apenas os bens normais (que apresentam efeitos renda e substituição negativos) a demanda é negativamente inclinada.

    Profa. Amanda Aires


    Complementando

    Daniel, é isso mesmo! Por existir essa relação inversa ou negativa entre o efeito substituição e a variação de preços, nós dizemos que o efeito substituição é sempre negativo, no sentido de que ele é sempre relacionado negativamente com a variação de preços.

    De acordo com o prof. Heber, "para bens normais, o efeito renda positivo sempre reforça o efeito substituição negativo, pois ambos apontam para aumento de consumo no caso de redução de preços, e para redução no consumo no caso de aumento de preços."

    (CESPE/Unb – Perito Criminal – CPC Renato Chaves – 2007)

    Para a vasta maioria dos bens e serviços, o efeito renda reforça o efeito substituição e contribui para que as curvas de demanda individuais, para esses bens, sejam negativamente inclinadas. (CERTO)


    Portanto, gabarito ERRADO.

  • Bens INFERIORES

     

    Efeito substituiçao é SEMPRE negativo

     

    Efeito renda é negativo

     

    reduz P aumenta R reduz Qd  

     

     

    BENS NORMAIS

     

    Efeito substituiçao é SEMPRE negativo

     

    Efeito renda é positivo

     

    reduz P aumenta R aumenta Qd

     

    *P preço

    *R - leia-se poder aquisitivo. A reduçao de preço provoca aumento do poder aquisitivo do consumidor, o que economicamente equivale a um aumento de renda.

    *Qd - quantidade demandada

  • O efeito substituição é sempre negativo, na medida em que o preço aumenta, a demanda reduz; ou ainda, na medida em que o preço reduz, a demanda aumenta, ou seja, a quantidade demandada sempre varia no sentido contrário da variação do preço.

    Já o efeito renda, no caso de bens normais, é positivo, já que o aumento da renda provoca aumento da quantidade demandada do bem, ou ainda, a redução da renda provoca redução na quantidade demanda, ou seja, a quantidade demandada varia no mesmo sentido da variação da renda.

    Diversamente para o caso dos bens inferiores, o efeito renda é negativo, um aumento da renda provoca redução da quantidade demanda do bem, ou ainda, uma redução na renda provoca um aumento da quantidade demanda, ou seja, a quantidade demandada varia no sentido contrário da variação da renda.

    No caso de bens normais, o efeito renda reforça o efeito substituição. Contudo, no caso de bens inferiores o efeito renda diverge do efeito substituição. Geralmente o efeito substituição é maior que o efeito renda, assim, na maioria dos bens a curva de demanda é negativa, quando o preço de um bem aumenta, a demanda dele diminui, curva de demanda negativa.  Com exceção do bem Giffen, o efeito renda negativo supera o efeito substituição negativo, produzindo a curva de demanda positiva, quando o preço do bem aumenta, a demanda dele aumenta.

    Gabarito: Errado.