SóProvas


ID
458203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos
agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A lei dos rendimentos decrescentes é incompatível com o fato de, agregando-se trabalhadores adicionais ao processo produtivo, a produtividade marginal da mão-de-obra crescer a taxas crescentes.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito definitvo desta questão está como errado, porém, não estaria correto ? De acordo com a lei, Ceteris Paribus, Produto Marginal cresce a taxas decrescentes, ele irá reduzir conforme aumenta a quantidade de trabalhadores no processo produtivo, ou seja, ele é incompatível com o crescimento a taxas crescentes.
  • O problema é que a "lei dos rendimentos marginais decrescentes" não é bem uma lei, está mais para uma tendência. A bem da verdade, para um nível fixo de capital, para niveis muito baixos de mão de obra, observa-se que a PmgL é crescente. É tipo você sozinho tendando consertar uma porta, se tiver mais alguem para segurar ela o trabalho fica muito mais fácil.
  • Jorge, o gabarito ficou como errado mesmo?

    Na minha visão, o gabarito deveria ser errado mesmo.

    O fato de se agregar trabalhadores ao processos produtivos e obter produtividade marginal a taxas crescentes não é incompatível com a lei dos rendimentos decrescentes, pois esta lei diz que ao adicionar unidades de fator trabalho numa produção a produtividade será crescente ATÉ CERTO PONTO, a partir do qual começa a crescer a taxas decrescentes e em seguida a decrescer. Ou seja, a produção estava em tal ponto que a produtividade marginal era maior que o produto médio.
  • Seguindo o raciocínio do Thales(e discordando dele)em termos gerais, o emprego de mais fatores com taxas de produtividade crescentes é sim incompatível com a lei de rendimentos decrescentes. Se for para analisar um determinado ponto onde essa incompatibilidade não exista, o CESPE teria que alterar toda a lógica de suas provas. Por exemplo, nesse exercício, da mesma prova, que parte do pressuposto de que a automação nessa indústria desloca a curva de demanda. Porém, não é possível imaginar um ponto no qual as condições descritas de fato estejam em colisão?
    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Economista
    Disciplina: Microeconomia
     
     
     
     

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    O crescimento simultâneo da automação, dos salários e do emprego, em uma determinada indústria, colide com a existência de uma curva de demanda de trabalho negativamente inclinada.

     

    •  Certo       Errado
  • Eu entendi parcialmente o gabarito da questão. O fato da produtividade marginal de trabalhadores adicionais ser crescente não é incompatível com a lei dos rendimentos decrescentes, pois, esta versa que em níveis baixos de mão de obra, trabalhadores adicionais aumentam a produtividade marginal do trabalho. 

    Entretanto, a confusão da assertiva, na minha opnião, é dizer que cresce a taxas crescentes. A produtividade marginal pode crescer, no início, sob a lei dos rendimentos decrescentes, porém cresce a taxas decrescentes. Como mostra o formato de U invertido da curva.

    Nesse caso, seria certo o gabarito.

    Alguém me explica o que estou vendo errado ?
     
  • Em alguns ramos de negócio, no ínicio da operação, a produtividade marginal pode ser crescente. A partir de um ponto ela passa a decrescer. 

    Não é o que acontece usualmente, mas é possível. 

    Quem explica bem isso é o Professor Hber Carvalho. 
  • Galera, a lei dos rendimentos decrescentes não se aplica a toda a curva de produção. Até certo ponto da curva, a agregação de trabalhadores adicionais irão sim aumentar a produtividade. 

  • Falso.  Como  nós  vimos  em  aulas  anteriores,  a  lei  dos  rendimentos  marginais decrescentes  só  implica  que,  a  partir  de  determinado  ponto,  trabalhadores acrescidos  ao  processo  produtivo  terão  um  retorno  em  termos  de  produto decrescente.  Mas,  em  um  primeiro  momento,  quando  há  muito  poucos trabalhadores na empresa, seu retorno, ainda assim, pode ser crescente durante um determinado intervalo

    ---------------

    Comentários do Prof. Jeronymo Marcondes

  • Comentário objetivo:

    A lei dos rendimentos decrescentes é incompatível com o fato de, agregando-se trabalhadores adicionais ao processo produtivo, a produtividade marginal da mão-de-obra crescer a taxas crescentes. (ERRADO)

    A lei dos rendimentos decrescentes não abrange todo o processo produtivo!!! No início do processo, os rendimentos são crescentes, para no médio prazo a função eclodir rendimentos decrescentes. A curva de produtividade é um paraboloide no grau 3 (mais de uma concavidade), e não uma reta com inclinação constante!

    GABARITO: errado

    Bons estudos!