SóProvas


ID
458209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos
agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O fato de as companhias aéreas cobrarem mais barato pelas passagens reservadas com antecedência exemplifica a hipótese de discriminação de preço, já que é razoável supor que, nesse mercado, a demanda é mais preço-elástica, quando comparada com a daqueles que precisam viajar em cima da hora.

Alternativas
Comentários
  • DISCRIMINAÇÂO DE PREEÇOS

    Os preços são descriminados da seguinte forma: 

    1° GRAU: Perfeita = índice sobre o preço reserva = valor máximo que estou disposto a pagar pelo bem
    2° GRAU: Pacote = Ex.: Compre 1 Leve 2 = maior volume comprado menor o preço
    3° GRAU: Grupos = Ex.: No cinema a diferenciação de preço para crianças, estudantes e idosos.

    No caso da questão é uma discriminação de preço PERFEITA: 1° GRAU

    As pessoas de forma geral tem um valor no qual estão dispostas a pagar por determinado produto/serviço. As empresas(geralmente monopolisticas) sabem o quanto seu cliente está disposto a pagar por aquele produto, e para conseguir alcançar a maximização do lucro, elas colocam o preço do seu serviço no valor mais alto em que determinada quantidade de clientes está disposta a pagar( preço reserva), assim maximizando o lucro, e vão abaixando esse valor para barganhar também aqueles clientes que estão dispostos a pagar por valores menores até seu ponto de equilibrio, onde oferta e demanda se encontram.

    No caso a demanda é preço-elastica, pois o cliente que está disposto comprar em cima da hora, não se importa com o valor, mas aquele que está comprando com atecedencia está justamente atrás do valor, o que faz com que o preço cause variações nesta demanda. 


  • A questão está correta. Quando se tem mais tempo para pesquisar preço (no caso, de passagem aérea), o consumidor possui maior flexibilidade para procurar a melhor oportunidade, de forma que qualquer diferença de preço faz diferença para ele. Se as passagens estão caras hoje, ele pode esperar amanhã para comprá-las mais baratas, de forma que, por possuir maior disponibilidade de tempo, sua demanda é mais elástica em relação ao preço. Já a pessoa que viaja em cima da hora, não possui tal disponibilidade de tempo, de forma que não pode esperar os preços baixarem, tendo apenas duas opções: comprar ou não comprar a passagem. Não há como adiar a compra, dado a necessidade de embarcar naquele vôo específico; consequentemente, ele compra a passagem pelo preço dado, sendo sua demanda nesse caso relativamente inelástica ao preço.
  • Catarina, nesse caso ha´ sim uma discriminacao de precos, mas ela nao se encaixaria em nenhuma das 3 mencionadas, para acontecer uma discriminacao perfeita de primeiro grau, a compania aerea teria que absorver todo o excedente do consumidor, coisa que nao ha´ provas que ocorra na questao. Apesar disse, e´ sim uma maneira de diferenciar os produtos, e sim a elasticidade e´ maior para a demanda que compra antecipadamente, enquanto e´ menor para o resto. De novo a cespe tenta enganar colocando a informacao da elasticidade numa forma indireta do portugues, isso e´ o que da nao conseguirem elaborar boas questoes e ter que pegar o aluno com esses artificios.

  • Outra questão para complementar o entendimento:

     

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata - 2ª Etapa

     

    O fato de as passagens aéreas compradas com antecedência serem, em geral, mais baratas que as compradas de última hora é compatível com a suposição de que as companhias aéreas atuam como monopólios que praticam discriminação de preços. CERTO