SóProvas


ID
458254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O estudo da economia do setor público é importante para a
compreensão do papel do governo nas modernas economias de
mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Impostos sobre a folha de pagamento, por incidirem sobre a renda do trabalho, pesam menos para os contribuintes que recebem rendas de juros, dividendos e aluguéis, e oneram, particularmente, os que vivem exclusivamente dos ganhos salariais, o que os classifica como tributos regressivos.

Alternativas
Comentários
  • Impostos sobre a folha de pagamentos sao tributos diretos. O aumento da renda, aumenta tambem a parcela para de imposto.
    Ou seja, tributo PROGRESSIVO.
  • Os tributos que incidem sobre a renda são progressivos, segundo o princípio da capacidade contributiva.
  • Primeiramente progressivo aumenta o %,

    1) se tu ganhas 10 e paga 1 e uma outra pessoa ganha 20 e paga 2 (Regressivos)
    2) se tu ganhas 10 e paga 1 e uma outra pessoa ganha 20 e paga 4 (Progressivos)

    O tributo neste caso não é sobre a renda, embora impacte a renda do trabalhador, ou seja, ele incide sobre a folha de pagamento (empresa).
    O imposto de renda é progressivo, tem faixas com diferentes alíquotas.

    Neste caso ele não sobe a medida que a receita da EMPRESA sobe, ou a medida que sua folha de pagamento sobe. (Novamente o que importa é o %)

    O ponto central aqui é que a empresa que paga o imposto não o trabalhador, como sendo um imposto sobre um produto (trabalho) será regressivo, dado que se comprares 10 kg de arroz pagarás o mesmo % de imposto se comprares 10 Toneladas %.
  • Pelo gabarito do QC a questão está correta. Se alguém puder explicar, eu agradeço.
  • Um imposto regressivo é aquele que atinge apenas alguns: ex.: se eu tributo o arroz, ricos e pobres pagarao o mesmo imposto, como pobres gastam quase toda sua renda em alimentação e moradia eles estarao proporcionalmente pagando mais impostos, isto é uma injustiça tributária.

    Um imposto progressivo ele atinge todos de forma mais justa, se eu tributo a renda estou tributando todos, sejam assalariados, empresários, investidores,  é algo mais justo. Tributo os que vivem do trabalho e do capital. É mais justo por princípio.
  • Certo, no imposto regressivo quem recebe menos paga um imposto relativamente maior, comparando com quem recebe mais. É o exemplo do Brasil, os impostos são regressivos.