SóProvas


ID
458467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito dos modelos da administração pública, julgue os itens
seguintes.

A administração pública gerencial está voltada para o atendimento às demandas dos usuários dos serviços e a obtenção de resultados. Apóia-se fortemente na descentralização e na delegação de competência e define indicadores de desempenho, o que está associado à adoção de contratos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Os contratos de gestão surgem como uma inovação da gestão por resultados no setor público no governo Collor, antes mesmo do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (Caso da Rede Sarah). Temos, então, com os contratos de gestão, a responsabilização por resultados em troca de maior autonomia na gestão. Contratualização de resultados foi adotada como um dos instrumentos da reforma do Estado proposta em 1995. O Plano Diretor tinha alguns Projetos, dentre os quais o das Agências Executivas (ou Autonômas, nos termos do Plano)  e o das Organizações Sociais.
    Em ambos os casos o instrumento usado como gestão de resultados é o contrato de gestão.
    A concessão do status de Agência Executiva depende do preenchimento de dois requisitos pela entidade: a) celebração de contrato de gestão com o respectivo Ministério Supervisor; b) A existência de um plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional, voltado para a melhoria da qualidade de gestão e para a redução de custos, já concluído ou em andamento.
      Agência executiva não é nova entidade, mas simplemente a qualificação que se concede à entidade descentralizada que celebra o contrato de gestão com a Administração Direta.
    Organização social não é nova pessoa jurídica, mas apenas a qualificação que é dada à entidade privada que celebra contrato de gestão com o poder público, com vistas à formação de parceria, via fomento e execução de atividades.
  • Segundo Sérgio Jund:  A administração gerencialcaracteriza-se por decisões e ações orientadas para resultados, tendo como foco as demandas dos clientes/usuários, baseada no planejamento permanente e executada de forma descentralizada e transparente. A administração pública gerencial constitui um avanço e afirma-se que deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins), em que o beneficiário seja o cidadão.
  • Características

    O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.

    O pensamento favorável a este novo modelo resume-se em que o Estado burocrático não é mais capaz de atender às exigências democráticas do mundo atual.

    A administração gerencial repousa em  descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.

    O Estado gerencial tem uma administração baseada em concepção democrática e plural.
    Fonte:http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503

  • Apenas complementando...
     

    Administração Gerencial
    * Redução de custos
    * Eficiência = qualidade de serviço
    * Flexibilização de regras e normas
    * Modernização da gestão patrimonial, administrativa e pessoal
    * Avaliação de desempenho
    * Privatizãções
    * Atividades regulatórias
    * Parcerias público - privadas
    * Administração pública espelhada na administração privada
    * Descentralização das decisões
    * Horizontalização de estruturas
    * Controle de resultados.

  • GABARITO: CERTO

    A ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL , em sua fase inicial, implica em administrar a república de forma semelhante ao setor privado, de forma eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a riqueza do acionista, ou a satisfação do usuário (considerando-se a realidade do serviço público). Nesse sentido, buscar-se-á a adoção de uma postura mais empresarial, empreendedora, aberta a novas ideias e voltada para o incremento na geração de receitas e no maior controle dos gastos públicos.

    FONTE: Carlos Humberto Q1234012

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA CONCURSOS / PROF. GIOVANNA CARRANZA