SóProvas


ID
458494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da redefinição do papel do Estado e, mais
especificamente, sobre a reforma do serviço civil, julgue os itens
de 73 a 77.

As avaliações de desempenho fornecem uma aferição de validade de todas as demais funções do setor de pessoal. Elas permitem, inclusive, fazer uma estimativa das próprias práticas de recrutamento e seleção, das atividades de formação, treinamento e aperfeiçoamento, e das decisões sobre promoções e remoções.

Alternativas
Comentários
  •        A avaliação de desempenho presta-se ao exercício de diferentes funções administrativas, motivacionais e de comunicação, como citados a seguir:  Identificação de pontos fortes e fracos dos colaboradores e, conseqüentemente, da organização;  Identificação de diferenças individuais;  Estímulo à comunicação interpessoal;  Desenvolvimento do conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado;  Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido;  Estímulo ao desenvolvimento individual do avaliador e do avaliado;  indicações de promoções e de aumentos salariais por mérito;  Indicações de necessidade de treinamento;  Gestão de crises nas equipes e nos processos operacionais (sistemas técnicos e sociais);  Auxílio na verificação de aprendizagens;  Identificação de problemas de trabalho em geral, no relacionamento individual, intra-equipe ou interequipes;  Registro histórico suplementar para ações administrativas de gestão, e   Apoio às pesquisas de clima organizacional.
  • CORRETO
    Avaliar é apreciar, estimar, fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar.
    Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
    Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real.
    A análise do gap ou da distância entre o comportamento ideal e o real é o foco essencial da avaliação de desempenho.
    Os valores da crítica à defasagem existente entre o comportamento real e o ideal incluem:
    a) Aprendizagem a partir da experiência;
    b) Identificação de problemas;
    c) Definição de causas e alternativas de correção por meio de soluções acordadas ou, melhor ainda, estabelecidas por consenso entre o avaliador e o avaliado;
    d) Estímulo ao empenho do avaliado e à capacidade do avaliador em dar feedback.


    FONTE: http://www.administradores.com.br
  •  validade de todas as demais funções do setor de pessoal - generalizou , recurso.