-
Item correto. O orçamento tradicional ou incremental constitui-se num mero instrumento contábil e baseia-se no orçamento do exercício anterior, ou seja, enfatiza atos passados. Demonstra uma despreocupação do gestor público com o atendimento das necessidades da população, pois considera apenas as necessidades financeiras das unidades organizacionais. A falta de planejamento da ação governamental é uma das principais características do orçamento tradicional. Assim, nesta espécie de orçamento não há preocupação com a realização dos programas de trabalho do governo, importando-se apenas com as necessidades dos órgãos públicos para realização das suas tarefas, sem questionamentos sobre objetivos e metas. Predomina o incrementalismo. É uma peça meramente contábil - financeira, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.
-
Na minha opinião o orçamento tradicional ou Clássico não e o mesmo que orçamento incremental. Segundo o glossário do STN, Orçamento Incremental e o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. Orçamento Tradicional e o Processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.
-
Segundo o glossário da STN, Orçamento Incremental é o orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.
O Orçamento Incremental é aquele que, a partir dos gastos atuais, propõe um aumento percentual para o ano seguinte, considerando apenas o aumento ou diminuição dos gastos, sem análise de alternativas possíveis.
Ainda é utilizado no Brasil (na prática, extraoficialmente), e através de negociação política procura aumentar o orçamento obtido no ano anterior. Compõe-se de elementos como receitas e gastos de anos anteriores, os quais serão ajustados por algum índice oficial para se chegar aos valores atuais. Pode haver pequenas alterações quanto às metas
-
depois da quinta palavra, ja nao to enxergando eh mais nada
-
(CESPE – Técnico Judiciário – Administrativa - STM – 2018) O orçamento incremental tem como
base as receitas e despesas ocorridas no período anterior, sobre as quais são feitos ajustes marginais.
No orçamento clássico predomina o incrementalismo, ou seja, os gastos do exercício financeiro anterior são
ajustados em algum percentual discricionário.
Resposta: Certa
Questão retirada de um pdf do estratégia concursos.
-
quando adotado, o incrementalismo ou orçamento incremental não traz grandes alterações
entre o orçamento de um período e o seguinte, pois trata apenas de pequenos ajustes marginais. Logo,
questão correta.
FONTE- ANDERSON FERREIRA - GRANCURSOS