SóProvas


ID
458542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das
organizações, julgue os itens de 91 a 100.

A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Teoria Estruturalista-ÊNFASE NA ESTRUTURA, AMBIENTE

    Múltipla abordagem:
    - Organização formal e informal.
    - Análise intra-organizacional e interorganizacional.

    Análise intra-organizacional e ambiental.
    Abordagem de sistema aberto.

    FONTE: MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria Geral da Administração. 1ª edição. São Paulo:
    Editora Atlas, 2008
  • Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

    A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.

    De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.

    in: Wikipedia

  • RESPOSTA CERTA


    Para complementar, uma definição da Teoria Estruturalista dada pela Vunesp na questão Q58253:


    Os estruturalistas fenomenológicos dão maior ênfase aos aspectos estruturais e internos da organização. De acordo com essa concepção, as relações entre as partes da organização são de grande importância, o que os leva a dar um destaque especial às relações entre a organização formal e informal, dando sempre preferência à abordagem comparativa.

  • CERTO

    ======================================================================

    Característica da Teoria Estruturalista, o ECLETISMO, isto é, o envolvimento da organização formal (trazido pela Teoria Clássica) e da organização informal (trazido pela TRH);

  • Cuidado ao usar esta palavra Matheus Vasconcelos, pois pode causar certa confusão: a T. Neoclássica foi classificada como Abordagem ECLÉTICA; a T. Estruturalista foi tida como abordagem Múltipla mesmo.

    Espero ter ajudado!

    Abr

  • [CERTO]

     

    1. Abordagem múltipla: organização formal e informal: Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os estruturalistas tentam estudar o relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal, dentro de uma abordagem múltipla. A Teoria Estruturalista focaliza o problema das relações entre a organização formal e a informal. Nesse sentido, o estruturalismo é uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal): "encontrar equilíbrio entre os elementos racionais e não-racionais do comportamento humano constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento modernos. Constitui o problema central da Teoria das Organizações". Essa perspectiva ampla e equilibrada que inclui a organização formal e a organização informal conjuntamente encoraja o desenvolvimento de um estudo não-valorativo - nem a favor da administração nem a favor do operário - e amplia o seu campo a fim de incluir todos os elementos da organização.

     

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003. pág. 294.

  • RESUMINHO BÁSICO...

     

    ABORDAGEM CLASSICA: ORGANIZAÇÃO FORMAL.

    ABORDAGEM HUMANÍSTICA: ORGANIZAÇÃO INFORMAL.

     

    ABORDAGEM NEOCLASSICA: ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL.

    ABORDAGEM ESTRUTURALISTA: ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL.

    ABORDAGEM COMPORTAMENTAL: ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL.

     

    ABORDAGEM SISTÊMICA: ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA.

    ABORDAGEM DA CONTIGENCIA: VARIÁVEIS DEPENDENTES DO AMBIENTE E DA TECNOLOGIA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO. Assim se expressa o professor Carlos Xavier: "A Teoria Estruturalista é, na verdade, uma teoria 'integracionista', pois integra diversos aspectos da Administração Clássica, passando por pontos das Relações Humanas e buscando inspiração até nas visões de Max Weber".

    (CESPE/FUNPRESP-EXE/Analista – Área Administrativa/2016) A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático. CERTO.

  • CERTO

     

    A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia. Essa abordagem múltipla utilizada pela Teoria Estruturalista envolve:


    1. Tanto a organização formal como a organização informal.
    2. Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas.
    3. Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização.
    4. Todos os diferentes tipos de organizações.
    5. A análise intra-organizacional e a análise interorganizacional.

     

    Administração geral para concursos - Chiavenato, 2006.

  • Os estruturalistas ao estudarem as organizações partiram de uma abordagem múltipla levando em consideração os fundamentos da teoria clássica, teoria das relações humanas e também da teoria da burocracia. Assim o estudo da teoria estruturalista da administração envolve:

    1) – Estudo da organização formal e organização informal;

    2) – Estudo das recompensas salariais/materiais e das recompensas sociais e simbólicas;

    3) – Estudo dos diferentes tipos de organizações;

    4) – Estudo dos diferentes níveis hierárquicos da organização;

    5) – Análise intraorganizacional e análise interorganizacional;

    Gabarito Certo!

  • Os estruturalistas ao estudarem as organizações partiram de uma abordagem múltipla levando em consideração os fundamentos da teoria clássica, teoria das relações humanas e também da teoria da burocracia. Assim o estudo da teoria estruturalista da administração envolve:

    1) – Estudo da organização formal e organização informal;

    2) – Estudo das recompensas salariais/materiais e das recompensas sociais e simbólicas;

    3) – Estudo dos diferentes tipos de organizações;

    4) – Estudo dos diferentes níveis hierárquicos da organização;

    5) – Análise intraorganizacional e análise interorganizacional;

    Gabarito Certo!

  • CORRETO

    Teoria estruturalista - abordagem múltipla (clássica, burocrática e das relações humanas)

  • Se você chegou em 2008, Parabéns guerreiro!