SóProvas


ID
458551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das
organizações, julgue os itens de 91 a 100.

Segundo o modelo de Vroom, a motivação para produzir em uma entidade está calcada estritamente nas recompensas ofertadas pela organização.

Alternativas
Comentários
  • o modelo de vroom vincula-se à teoria das contingências. Centrado no indivíduo, implica três motivações para o aumento da produtividade:
    1. a força do desejo de atingir seus objetivos individuais;
    2. a percepção individual da relação entre produtividade e objetivos individuais;
    3. a crença de que pode influenciar individualmente seu próprio nível de produtividade.
  • ITEM ERRADO

    Não seria estritamente calcada somente nas recompensas
    Victor Vroom-Valência, expectativa e instrumentalidade

    Para Vroom, cada indivíduo tem preferências para determinados resultados finais, aos quais denomina valências lembrando a teoria de campo de Lewin. Uma valência positiva indica um desejo de alcançar determinado resultado final, enquanto uma valência negativa implica um desejo de fugir de um determinado resultado final.
    A instrumentalidade apresenta valores que variam de +1,0 a ?1,0 (como os coeficientes de correlação), dependendo de estar diretamente ligada ao alcance dos resultados finais ou não. Se, no caso acima, o indivíduo perceber que não há relação alguma entre a sua produtividade elevada e o dinheiro, a instrumentalidade será zero, ou, noutros termos, de nada adianta para ele a produtividade elevada para alcançar dinheiro.
    O desejo do indivíduo (valência) para uma produtividade elevada é determinado pela soma das instrumentalidades e valências de todos os resultados finais. Assim, a motivação de um indivíduo e o seu esforço motivado poderão influenciá?lo a perceber que as suas ações poderão alterar o seu nível de desempenho. Essa percepção subjetiva de ação?resultado é definida como expectativa.
    Os valores de expectativa (como os níveis de probabilidade) podem variar de 0 a +1,0, dependendo do grau de certeza percebida com que as atividades do indivíduo poderão influenciar o seu nível de desempenho. Assim, um indivíduo somente procurará trabalho extraordinário quando perceber que o seu esforço e a sua capacidade poderão resultar numa produtividade elevada, a qual, por seu turno, poderá proporcionar-lhe dinheiro, promoção, apoio do supervisor, etc.
    A teoria de Vroom é denominada Modelo Contingencial de Motivação, porque enfatiza as diferenças entre as pessoas e entre os cargos. O nível de motivação de uma pessoa é contingente sob duas forças que atuam numa situação de trabalho: as diferenças individuais e as maneiras de operacionalizá?las. A teoria de Vroom é uma teoria da motivação e não do comportamento.

    Assim, a motivação para o trabalho envolve uma complexa interrelação entre variáveis, como:
    1. Expectativas, cuja natureza e força varia no mesmo indivíduo conforme as necessidades e aspirações ao longo do tempo;
    2. Recompensas, a percepção do indivíduo de potenciais satisfacientes na situação; e
    3. Relações, a percepção do indivíduo de possíveis recompensas para seus resultados.
    Fonte: Adail Bessa de Queiroz et alliIn Temas de Chefia & Liderança
  • Olá pessoal, gabarito ERRADO.
    Vejam essa questão do TST/Analista Administrativo/2008

    "De acordo com Victor Vroom e sua Teoria da Expectativa, a crença de que é possível alcançar um resultado indesejável leva uma pessoa a dminuir o esforço. Assim, se para alguém uma atividade não remunerada, um hobby, é mais importante que seu trabalho, e suas ascenção profissional depende de renúncia a esse hobby, a pessoa deixará de se esforçar para alcançar uma promoção
    " ( GABARITO CORRETO)

    Achei interessante mencionar, para termos uma idéia de como essa Teoria do Vroom pode ser cobrada em certames.


    Espero ter ajudado pessoal...Essas teorias nos confundem muito...
  •  

     

    Teoria motivacional de Vroom

     

    Motivação = Expectativa x Instrumentalidade x Valor


    • Expectativa : a pessoa, com base na sua própria capacidade, analisa as possibilidades e toma a sua decisão se conseguirá ou não realizar o que lhe for proposto. Se acreditar que não consegue, cria-se uma grande desmotivação antes mesmo de começar a atividade.
    Quem trabalha com metas conhece muito bem esse sentimento de expectativa, a alta administração precisa saber diferenciar as metas desafiadoras, que são possíveis de serem alcançadas das metas inalcançáveis, ou melhor, alcançáveis apenas na cabeça da cúpula administrativa, que são totalmente contraproducentes para os funcionários.

    Se você é ou conhece alguém que trabalha no banco, pergunte qual é o sentimento que eles enfrentam quando o gerente chega de manhã com sorriso no rosto informando a todos que hoje é o dia da “campanha de seguros”.

     
    • Instrumentalidade: é o chamado pensamento “O que eu ganho com isso?”.
    Dentro de uma empresa, caso um funcionário tenha a certeza de que se realizar as atividades que lhe foram propostas conseguirá uma promoção de emprego, então ele sentirá maior ânimo em realizá-las.  É por isso que a meritocracia, quando bem implantada na empresa, produz ótimos resultados, com ela, os funcionários sabem que sendo produtivos, serão recompensados.

     
    • Valor: é a balança entre os prós e contras que alguém terá ao conquistar algo.
     

    Ex: Se eu terminar o projeto Y, receberei uma promoção. O lado positivo é que, naturalmente terei um aumento salarial, dentre outros motivadores. Já o aumento da carga horária de trabalho, e o aumento de cobranças, serão vistos como pontos negativos. Naturalmente, se os valores positivos que receberei forem maiores que os negativos, então me sentirei motivado em realizar o que foi proposto.



    (http://jovemadministrador.com.br/2011/07/25/teoria-motivacional-de-vroom)

  • Segundo o modelo de Vroom, a motivação para produzir em uma entidade está calcada estritamente nas recompensas ofertadas pela organização.

    Item errado. Não é somente nas recompensas, existem ainda outros dois fatores. Minha fundamentação é do livro TGA do Chiavenato, 2003, pag. 537.

    Modelode Vroom: O modelo contingencial proposto por Victor H.Vroom mostra que o nível de produtividade depende de três forças básicas em cada indivíduo, a saber:

    1.Expectativas. São os objetivos individuais, que podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social, reconhecimento e uma infinidade de combinações de objetivos.

    2.Recompensas. É a relação percebida entre produtividade e alcance dos objetivos individuais.

    3.Relações entre expectativas e recompensas.É a capacidade percebida de aumentar a produtividade para satisfazer suas expectativas com as recompensas.

    Espero ter ajudado.
    Tenham bons estudos meus amigos(as)
  •  

     MODELO DE VROOM

    V=VALOR
    R
    O
    O
    M= MOTIVAÇÃO
               =
    EXPECTATIVA
              E
    INSTRUMENTALIDADE 
     

     
  • VROOM!!!!!

    Expectativa

    X                

    P               

    E

    C

    T

    A

    T

    Instrumentalidade

    Valor

    A

  • Comentário: Carlos Xavier_Estrategia


    O “modelo de Vroom ao qual a questão se refere é a Teoria da Expectância (de Victor Vroom), que afirma que a motivação das pessoas  dependerá de três relações:

     

     Expectância (relação esforço -> desempenho) 

     

    Instrumentalidade (relação desempenho -> recompensas) 

     


    Valência (relação recompensas -> metas pessoais) 

     


    Percebe-se, pelo simples conhecimento da teoria, que sua visão vai muito além do uso de recompensas para motivar um indivíduo. 
     

  • GABARITO: ERRADO!

     

    o    TEORIA DA EXPECTATIVA - VROOM:

     

    §  Postula que a motivação é um somatório das expectativas dos funcionários em relação a sua capacidade para atingir os resultados e o valor que elas dariam às recompensas oferecidas pela organização.

  • Vroom é um senhor de idade, então é VÉI: Valência, Expectância, Instrumentalidade!!

  • Teoria da expectativa/ expectância/ contingência, VROOM

     

    Motivação (esforço, desempenho, resultado) x valor atribuído ao resultado. 

    Expectativa: esforço - desempenho/ esforço - resultado)

    Instrumentalidade: desempenho - resultado 

    Valência: valor atribuído ao cargo. 

  • ACHO QUE A QUESTÃO ESTÁ MAIS PARA:

    Teoria da Equidade 
    Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra. 

    A motivação, segundo a teoria da equidade, ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais no trabalho.

    FONTE: QC COMENTARIOS

  • GABARITO: ERRADO

     

    No modelo contingencial de Vroom a motivação é função de três fatores determinantes: as expectativas, as recompensas e a relação entre as expectativas e as recompensas.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos