-
ITEM CORRETO
A Cultura se manifesta e pode ser estudada em 3 níveis:
1. Artefatos: nível mais superficial, relacionado à forma como as coisas são feitas. É tudo aquilo que percebemos em nossos primeiros contatos com a organização.
EX: A linguagem, arquitetura, tecnologia, objetos decorativos, vestuários e as cerimônias observadas, as reuniões, a forma como as pessoas vestem e falam, o ambiente físico de trabalho, a estrutura hierárquica, etc.).;
2. Valores: são as justificativas dadas pelas pessoas para os artefatos, ou para sua forma de se comportar. Funcionam como “regras” de comportamento;
3.
Pressupostos Básicos: é o nível mais profundo e inconsciente da
cultura. São crenças profundas e inquestionáveis, compartilhadas pelas pessoas da empresa, que tornam a cultura perene e difícil de ser transformada. Uma forma de identificar os pressupostos é analisando a discrepância entre discurso e prática.
EX: Os valores, as crenças, percepções, sentimentos compartilhados pelos membros da organização Artefatos são facilmente perceptíveis; ao tempo que pressupostos são quase inconscientes, e demandam uma imersão prolongada de um observador externo para serem percebidos.
Fonte: ECKICHT, I. P. (2005). Gestão Estratégica do Capital Humano – avaliando o potencial de inovação de uma empresa: estudo de caso. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense.
-
Faltam duas semanas para minha prova, e percebo o quanto é dificil entender adm geral e GESTÃO DE PESSOAS.
acreditei que artefatos : o que podia-se vê: objetos, lay out, arquitetura...
e rituais: o que a empresa faz: metologia de trabalho, processos, reuniões.
agora descobrir que reuniões é artefatos também....
poxa será que consigo?
-
Oi Laura...mas reuniões vc pode ver...e, a meu ver, não deixam de ser rituais...
Abraços, boa sorte.
-
Parta sempre dos 3 níveis da cultura organizacional (Artefatos, Valores e Pressupostos Básicos) para depois puxar pra outras classificações como ritos, símbolos e etc. Essa é minha dica.
-
a reunião classifica-se como artefado do tipo comportamental (Ritos, rituais e cerimônias)
-
Uma maior satisfação, um maior comprometimento, e uma maior produtividade pode ser resultado de um clima positivo entre os colaboradores.
Fonte: http://www.foconoconhecimento.com/2013/09/cultura-organizacional.html
-
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
-
Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas.
Os artefatos, portanto, são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.