-
Errado.
A vida do ser humano é constituida de ações onde torna-se necessário tomar decisões, seja no ambiente pessoal, profissional, familiar ou social. Uma tomada de decisão pode ser determinada tomando como base 04 fatores: experiências passadas, experimentação (simulações), árvore de decisões ou modelos matemáticos.
O autor Idalberto Chiavenado, no livro Administração Geral e Pública (2006), explica que a teoria das decisões nasceu de Herbert Simon, que utilizou-a como base para explicar o comportamento humano nas organizações, visto que a Teoria Comportamental, concebe a organização como um sistema de decisões. No sistema descrito vê-se que cada pessoa participa de forma racional, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas racionais de comportamento, o que nos permite concluir que a organização está imersa em decisões e ações.
Bons estudos ;)
-
O erro da questão está em afirmar que o comportamento humano é visto de maneira similar pelas várias teorias da administração.
Na teoria clássica ou científica (Taylor e Fayol) o homem é eminentemente mecanicista e até mesmo, são motivadas no sentido de exploração do trabalhador, como se fora uma máquina.
Na teoria humanista (Elton Mayo) ocorre a transferência da ênfase antes colocada na tarefa ou na estrutura organizacional para a ênfase nas pessoas que participam nas organizações. Integração social e comportamento social dos empregados, as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais, o estudo de grupos informais e da chamada organização formal, o despertar para as relações humanas dentro das organizações, a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas, a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas.
Teoria sistêmica: Teoria dos sistemas começou a ser aplicada na administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Científicas e Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental oriundas das Ciências Sociais) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas. Os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como “sistema abertos”, mantendo um continuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente.
Teoria contigencial: tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
-
-
Somente para complementar o assunto com relação ao processo decisório.
Em teoria da decisão, por definição, um agente - ou indivíduo - é uma entidade com objetivos e preferências[Stanford EncyclopediaofPhilosophy, Game Theory, p.5].
•Para Raiffa[2002] um indivíduo é também uma entidade unitária de decisão.
•Um indivíduo pode ser tanto uma pessoa, como uma comunidade organizada de pessoas, ou mesmo um conjunto de comunidades de pessoas.
•Um grupo de pessoas é considerado um indivíduo quando nomomento da decisão seus membros assumem objetivos e preferências comunsna escolha de uma mesma alternativa de ação, e depois, como uma entidade, executam unitariamente a ação decidida.
-
O comprotamento humano nas organizações é vizualizado de maneira diferente pelas várias teorias de Administração.
Chiavenato Idalbeto, Introdução á Teoria Geral da Administração 6 edição- Rio de Janeiro: Elsevier 2000 pagina 416.
-
Foi a Teoria Comportamental, com Simon, que deu início à Teoria das
Decisões, tendo visualizado a organização como um sistema de decisões.
-
''No que tange ao processo decisório, a organização é percebida como um sistema de decisões, em que o comportamento humano é visualizado de maneira DISSIMILAR, HETEROGÊNEA, VARIADA, DIFERENTE pelas várias teorias da administração, seja ela clássica, humanista, sistêmica ou contingencial.''
AGORA SIM ESTÁ CERTO!
POR POSSUIR FOCO NA ESTRUTURA, AS DECISÕES DA TEORIA CLÁSSICA TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO NAS TAREFAS, AS DECISÕES DA TEORIA CIENTÍFICA TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO NAS PESSOAS, AS DECISÕES DA TEORIA HUMANÍSTICA TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO ESTRATÉGIA, AS DECISÕES DA TEORIA NEOCLÁSSICA TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO NO AMBIENTE INETRNO, AS DECISÕES DA TEORIA ESTRUTURISTA TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO NO COMPORTAMENTO, AS DECISÕES DA TEORIA COMPORTAMENTAL TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO NA INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES, AS DECISÕES DA TEORIA SISTÊMICA TINHAM SUAS PARTICULARIDADES.
POR POSSUIR FOCO NO AMBIENTE EXTERNO, AS DECISÕES DA TEORIA CONTINGENCIAL TÊM SUAS PARTICULARIDADES.
GABARITO ERRADO
-
No que tange ao processo decisório, a organização é percebida como um sistema de decisões, em que o comportamento humano é visualizado de maneira similar pelas várias teorias da administração, seja ela clássica, humanista, sistêmica ou contingencial.
Deixa com aspecto de que todas as teorias são iguais.