De acordo com o Guia Geral do MPS.BR:
"O MR-MPS define sete níveis de maturidade:
A (Em Otimização),
B (Gerenciado Quantitativamente),
C (Definido),
D (Largamente Definido),
E (Parcialmente Definido),
F (Gerenciado) e
G (Parcialmente Gerenciado).
A escala de maturidade se inicia no nível G e progride até o nível A. Para cada um destes sete níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indicam onde a organização deve colocar o esforço de melhoria. O progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade do MR-MPS se obtêm quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e os resultados esperados dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível.
A divisão em 7 estágios tem o objetivo de possibilitar uma implementação e avaliação adequada às micros, pequenas e médias empresas. " (g.n.)
Analise das opções:
a) foi criado no Uruguai para atender ao MERCOSUL e melhorado no Brasil pela Petrobras. (Errado - Criado no Brasil pela SOFTEX)
b) não possui forte interação Universidade-Empresa. (Errado - Criado em conjunto com pesquisadores de universidades)
c) possui avaliação anual das empresas implantadas. (Errado - avaliação é realizada 2 em 2 anos)
d) seu principal ponto fraco é não possuir compatibilidade plena com CMMI e com normas ISO/IEC. (Errado - totalmente compativel CMMI e com normas ISO/IEC)
e) possui sete níveis de maturidade, o que possibilita uma implantação mais gradual e adequada a pequenas empresas. (Correto)