SóProvas


ID
460495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às normas constitucionais relativas às finanças públicas, julgue os itens que se seguem.

Se o presidente da República enviar mensagem para propor modificação do projeto de lei orçamentária anual, antes que a matéria seja votada na Comissão Mista de Orçamento, poderá indicar como fonte de recursos para os novos gastos propostos a anulação de despesas previamente existentes, ainda que incidam sobre dotações de pessoal e serviço da dívida.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    § 5º - O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.

    § 8º - Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

  • O que quer dizer então o art. 166, §3º - CF/88, abaixo:

    Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    § 3º - As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

    II - indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:

    a) dotações para pessoal e seus encargos;

    b) serviço da dívida;

  • Para acertar prova da Cespe tem que ser médium. Quando vi "antes que a matéria seja votada" já marquei errado pois achei que era mais uma de suas pegadinhas.

    A CF diz "antes de iniciar a votação da matéria", e, não, "antes que a matéria seja votada". São coisas completamente diferentes.

  • A vedação para anulação de despesas que incidam sobre dotações de pessoal e serviço da dívida refere-se apenas à proposição de emendas parlamentares. Não alcança, portanto, as modificações propostas pelo Presidente da República antes de iniciada a votação, na Comissão Mista, da parte cuja alteração é proposta.