SóProvas


ID
460849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Considerando que a direção de um hospital decida aumentar a
capacidade em 500 pacientes por dia, julgue os itens que se
seguem, relativos ao planejamento e controle dessa situação.

Ao fazer intervenções de curto prazo e mudanças no planejamento, os gerentes de produção estarão tentando equilibrar os objetivos de desempenho das suas operações de forma ad hoc.

Alternativas
Comentários
  • certa

    No planejamento e controle de curto prazo, muitos dos recursos terão sido definidos e será difícil fazer mudanças de grande escala nos recursos. Todavia,intervenções de curto prazo são possíveis se as coisas não correrem conforme os planos. Nesse estágio, a demanda será avaliada de forma totalmente desagregada. O hospital estará tratando de todos os tipos de procedimentos cirúrgicos como atividades individuais. De maneira mais importante, os pacientes estarão sendo identificados por nome e tempos específicos serão definidos para seu tratamento. Ao fazer intervenções e mudanças no plano a curto prazo, os gerentes de produção tentarão equilibrar a qualidade, a rapidez,a confiabilidade, a flexibilidade e os custos de suas operações de forma ad hoc.


    Ad hoc significa “para esta finalidade" ou “para isso”. É uma expressão latina, geralmente usada para informar que determinado acontecimento tem caráter temporário e que se destina para aquele fim específico.

    http://www.colegiolusiadas.com.br/lusiadas/media/kunena/attachments/43/4.PlanejamentoeControledeProducao.pdf

  • Slack (2002, p. 315):

    ·      LONGO PRAZO: Os gerentes de produção fazem planos relativos ao que eles pretendem fazer, que recursos eles precisam e quais os objetivos eles esperam atingir. A ênfase está mais no planejamento do que no controle, porque existe ainda pouco a ser controlado. Eles vão usar previsões de demanda em termos agregados.

    o   e.g: Hospital fazer plano para 2000 pacientes, sem necessidade de detalhar as atividades, somente a quantidade de médicas e enfermeiras.

    ·      MÉDIO PRAZO: Planejar de forma mais desagregada (replanejar, se necessário) e com planos de contingênciasque permitam leves desvios. Deve distinguir os diferentes tipos de demanda.

    o   e.g.: Nº de paciente da urgência e nº de pacientes da rotina.

    ·      CURTO PRAZO: A avaliação da demanda será desagregada, tentando equilibrar os objetivos de desempenho (a qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos) de forma ad hoc (para seu propósito). No curto prazo é difícil fazer fora do plano (mudanças).

    o   e.g.: Pacientes identificados por nomes e tempo específicos para seus tratamentos.

    Dessa forma, a questão está CORRETA, pois é exatamente o conceito descrito por Slack.