-
Os fatores ligados ao ambiente de trabalho, segundo Herzberg, são os fatores higiênicos ou extrínsecos. Quando os fatores são ótimos,eles apenas evitam a insastisfação do funcionário , não o motivam. Porém quando são ruins geram insatisfação.
-
O item está errado. Segundo Herzberg os fatores ligados ao ambiente do trabalho não só são efêmeros como tem de ser constantemente ampliados visando impedir a insatisfação, mas não gerando a satisfação, os recursos apresentados não ilidem nem descaracterizam esta premissa, deste modo a banca houve por bem indeferir os recursos e manter o gabarito.
-
"Estes fatores são aqueles que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc. Correspondem à perspectiva ambiental. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação dos funcionários. Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Este, escolheu a expressão "higiene" exatamente para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento, não consegue elevar substancial e duradouramente a satisfação. Porém, quando são precários, provocam insatisfação."
-
Os fatores de Herzberg são: os extrísecos ou higiênicos e os intrísecos ou motivacionais.Os fatores extrísecos, por exemplo,os fatores ligado ao ambiente do trabalho, são necessários, porém não são suficientes para motivar um pessoa.
-
"A principal característica dos fatores higiênicos é que, quando eles são ótimos, CONSEGUEM APENAS EVITAR A INSATISFAÇÃO DAS PESSOAS, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação e , quando a elevam, não conseguem mantê-la elevada por muito tempo." (CHIAVENATO):)
-
ERRADA!!!"A principal característica dos fatores higiênicos é que, quando eles são ótimos, CONSEGUEM APENAS EVITAR A INSATISFAÇÃO DAS PESSOAS, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação e , quando a elevam, não conseguem mantê-la elevada por muito tempo." (CHIAVENATO):)
-
ERRADO!
O ambiente de trabalho constitui um fator higienico, e por isso nao garante motivação por muito tempo!
Os Fatores Higiênicos ( extrínsecos ) quando são ótimos, apenas evitam a insatisfação, não elevando a satisfação ou, se a elevam, não a mantém continuadamente. Por outro lado, quando são péssimos, provocam a insatisfação. Devido a isso, são caracterizados como Fatores Insatisfacientes.
-
ERRADO!
O ambiente de trabalho constitui um fator higienico, e por isso nao garante motivação por muito tempo!
Os Fatores Higiênicos ( extrínsecos ) quando são ótimos, apenas evitam a insatisfação, não elevando a satisfação ou, se a elevam, não a mantém continuadamente. Por outro lado, quando são péssimos, provocam a insatisfação. Devido a isso, são caracterizados como Fatores Insatisfacientes.
-
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg: "Segundo a qual existem fatores extrínsecos ou higiênicos, que se estiverem ausentes, causarão a insastisfação do trabalhador; por outro lado, se estiverem presentes, não necessáriamente causarão sua motivação. Os fatores intrinsecos ou motivacionais, são os que devem estar presentes para que o trablhador se sinta motivado. O mesmo considera que a motivação nasce daqueles fatores que estão ligados ao conteúdo do cargo, por isso ele propõe o enrequecimento das tarefas como forma de motivar o emprego".
Espero ter ajudado!!! Fiquem com Deus.
-
ERRADA QUESTÃO:
Segundo o autor HERZBER: Cita que existem fatores extrínsecos ou higiênicos (que são os ligados ao ambiente de trabalho), que se estiverem ausentes, causaram a insatisfação do trabalhador; por outro lado, se estiverem presentes, não necessariamente causaram a sua motivação.
Um abração a todos e bons estudos.
-
Errado
Mnemônico
Teoria Fatores Herzberg
2
Motivacionais / Intrísecos: T R R A
T rabalho em si
R ealização algo importante
R esponsabilidade
A prendizagem e Crescimento
Esses equivalem a motivação do trabalhador
Higiênico / Extrínseco: LI RE SA PO CO
LI derança
RE lações Pessoais
SA lário
PO lítica administração e recursos humanos
CO ndição física e segurança trabalho
Esses equivalem ao ambiente de trabalho
Diante dos fatos apresentandos, fica evidente com o mnemônico que os dois fatores não são referentes a satisfação e a consequente motivação do trabalhador. Para tal situação somente caracterizaria o primeiro, ou seja, o fator MOTIVACIONAL INTRÍSECO.
Bons estudos
-
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, fatores ligados ao ambiente de trabalho não causam satisfação, são extrinsecos, insatisfacientes. já os fatores motivacionais são aqueles relacionados com o cargo, desenvolvimento das metas de trabalho, responsabilidades e alcance dos objetivos.
bons estudos...
-
Herzberg em sua teoria trabalhou com dois fatores:
1°) MOTIVACIONAIS que estão relacionados com o conteúdo do trabalho, sendo que :
Na PRESENÇA desses fatores traz SATISFAÇÃO ao individuo
Na AUSÊNCIA gera a NÃO SATISFAÇÃO .
cuidado: NÃO SATISFAÇÃO não significa que o indivíduo está insatisfeito.
2°) HIGIÊNICOS que estão relacionados com o ambiente de trabalho, sendo que
Na PRESENÇA desses fatores gera a NÃO INSATISFAÇÃO
Na AUSENCIA gera a INSATISFAÇÃO
cuidado: NÃO INSATISFEITO não significa que o indivíduo está satisfeito.
A questão fala sobre fatores ligados ao ambiente de trabalho, que foram disponibilizados, ou seja, estão presentes. Portando pela teoria de Herzberg devem garantir a NÃO INSATISFAÇÃO.
QUESTÃO ERRADA
-
Fatores higiênicos
Esses fatores estão relacionados com o meio que o funcionário atua, são fatores determinados pela organização, e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, fora do controle dos funcionários, de responsabilidade apenas da empresa e de seus respectivos administradores. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo e etc.
Todos os fatores higiênicos correspondem à perspectiva ambiental e constituem-se nos fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação dos funcionários. Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Este, escolheu a expressão "higiene" exatamente para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio.
Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento, não consegue elevar substancial e duradouramente a satisfação. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.
Fatores motivacionais
Estes fatores são aqueles que se referem ao trabalhador e não à empresa como no caso dos fatores higiênicos. São considerados fatores motivacionais para Herzberg às tarefas e aos deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e, claro o reconhecimento de seu trabalho.
São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.
-
Iten errado - Os fatores higiênicos, quando presentes, previnem a insatisfação e, se ausentes, geram insatisfação.
-
O termo "duradoura" também invalida a questão!
-
CUIDADO COM A PALAVRA "GARANTIR"!
-
ERRADO!!!
================================================
Segundo a Teoria dos 2 fatores de Herzberg:
a) Fatores Higiênicos ou Extrínsecos ou Insatisfacientes ou Ambientais = condições físicas e ambientais do ambiente de trabalho, tais como: : salário, benefícios sociais, políticas da empresa, modelo de gestão, regulamentos internos, oportunidades, status, relações interpessoais.
a.1 = quando ótimo --> não geram insatisfação
a.2 = quando precário --> insatisfação
b) Fatores Motivacionais ou Intrínsecos ou Satisfacientes = relacionados ao cargo e ao funcionário em si, tais como: conteúdo do cargo, tarefas, deveres relacionados ao cargo, reconhecimento, progresso funcional, responsabilidade, autorrealização.
b.1 = quando ótimo --> gera satisfação
b.2 = quando precário --> não satisfação (não é a mesma coisa que insatisfação)
-
Fatores higiênicos não garantem a motivação, garantem apenas que não haverá insatisfação/desmotivação. Assim, a manutenção do ambiente de trabalho faz com que os funcionários não se sintam desmotivados, entretanto, isso não significa que estãrão motivados e felizes!
Entenda isso e acerte praticamente todas as questões da Teoria dos 2 fatores de Herzberg.
Vamo qeu vamo!
-
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RO Prova: Agente Administrativo
De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação.
Certo.
-
ERRADA!
Outra questão ajuda responder:
(Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa) De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório. C
-
Comentário: Prof. Carlos Xavier
Na teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos são aqueles ligados ao ambiente de trabalho e evitam a insatisfação, enquanto os fatores motivacionais são aqueles ligados diretamente às tarefas executadas e possibilitam a satisfação dos empregados.
Assim, quando o item fala em fatores do ambiente de trabalho (higiênicos) garantindo satisfação, ele esta errado.
-
Teoria dos fatores de Herzberg - fatores higiênicos (extrínseco): salários, benefícios, relacionamento, segurança,condição de trabalho, políticas e normas.
-
ELES NÃO GARATEM A SATISFAÇÃO. ELES EVITAM A INSATISFAÇÃO APENAS.