SóProvas


ID
462898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis:
chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis
citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar
retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa,
julgue os itens a seguir.

As características positivas das pessoas devem ser ressaltadas em uma situação de aperfeiçoamento do serviço prestado, o que evitaria sentimentos de desqualificação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as acções não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e enformado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.

  • APONTAR OS PONTOS POSITIVOS É UM BOM ARGUMENTO PARA O INDIVÍDUO SE APERFEIÇOAR. OU SEJA, É UM MOTIVO PARA UMA AÇÃO (MOTIVAÇÃO).

     

    SEGUNDO A TEORIA DE MASLOW, A NECESSIDADE DE ESTIMA É CONSIDERADA COMO UMA NECESSIDADE SECUNDÁRIA, PRINCIPAL. OU SEJA: É CAPAZ DE MOTIVAR O INDIVÍDUO. EX.: RECONHECIMENTO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • De uma forma bem simplista, Skinner , psicológo comportamental, criou o behaviorismo radical. Tal teoria acredita que os comportamentos podem ser "moldados" a de práticas que podemos denominar de reforçamento. Quando pretendemos estabelecer novos comportamentos em indivíduos, devemos partir daquilo que ele já consegue fazer de forma adequada e a partir desse ponto moldar os novos comportamentos através de sucessivos processos de reforçamento (ex: enaltecer os acertos ou  trabalhos bem feitos) ao invés de punir os comportamentos que sejam ditos "inadequados".

     

    Sendo assim:

     

    - Reforçamos (podemos dizer, incentivamos) os comportamentos adequados

    - Extinguimos (podemos dizer, vamos dando menor importância) os comportamentos inadequados.

     

    Voltando para a questão: Ao reforçamos os pontos positivos, damos pista para que a pessoa continue seguindo este caminho e sempre tentando melhorar. Isso ajuda no processo de satisfação com o trabalho desenvolvido. Diferente de punirmos os pontos fracos, o que poderia ocasionar o surgimento de sentimentos de inferioridade, desconforto ou até irritação.

     

    CERTA

     

    Bons estudos.