-
ERRADA.
"As compras podem ser organizadas de diferentes maneinas. Nessa classificação, estamos vendo "quem" é o responsável pelas compras na organização. Assim, o processo de compras é centralizado quando todas as compras da empresa ficam a cargo de um único setor. Quando a responsabilidade pelas compras está "pulverizada" por muitos órgãos da empresa, dizemos que existe uma descentralização do processo de compras. Monte Alto et al, apresentam três tipos de organização: Centralização total: que significa que todas as compras são executadas pela unidade central de compras Descentralização total: que significa que todas as unidades que compõem o sistema empresarial tem autonomia pai a realizar as compras relativas às suas necessidades;
Organização mista: que é a combinação dos dois modelos anteriores.
Naturalmente, ambas as estratégias apresentam vantagens."
Fonte: Rodrigo Rennó; Administração geral para concursos.
-
Além disso,
O processo de compras não se restringe ao simples fato de ir lá comprar e pronto ...
Envolve um processo interno e externo que requer a participação de vários outros agentes!
Vejamos um exemplo comum de um ciclo de compras:
DE-------------------------------- Atividade -----------------------------Para
Cliente interno ---------------Requisição de Material-----------Estoque
(Se não constar)Estoque-Requisição de Compras----------Compras
Compras-----------------------Pedido de Cotações----------------Fornecedores
Fornecedores----------------Propostas------------------------------Compras
Compras-----------------------Pedido de Compras--------------Fornecedor
Fornecedor-------------------Nota Fiscal/Mercad.----------Estoque/Compras
Estoque/Compras--------Nota Fiscal- Fatura--------------------Financeiro/Fiscal
Percebam que todos os setores de amarelo participam ativamente do processo!
Por isso, não é de responsabilidade exclusiva do setor de compras!
Além disso, ainda temos o aspecto de organizações centralizadas e descentralizadas como o colega acima explicou muito bem!
É isso ai galera! Vamo que vamo!
-
Achei a palavra exclusiva duvidosa, mas mesmo assim errei. Pelo que vi nos comentários, o processo de compra depende de todos os setores, e não um só. Entendi, obrigado!!
GAB ERRADO
-
Errado. Só complementando os ótimos comentários dos colegas. Muita gente pensa que é só o setor de compras que é responsável pelo processo delas. Segundo Dias, setores como produção, contabilidade, vendas, pcp, órgãos que atestam a qualidade e até mesmo a engenharia, contribuem para o processo de compras. Entretanto, a "execução da compra", ai sim, é feita exclusivamente pelo comprador quer adotando um sistema centralizado quer um sistema descentralizado.
-
Só podia ser o doente do Dias pra dizer uma asneira dessas. O processo de compras é exclusivo de compras (receber a requisição com o que se deseja, efetuar as cotações, negociar e efetivamente comprar). O processo de desenvolvimento, processo de elaboração de requisição, processo de definição da especificação esses sim são competência das demais áreas. Comprar é um verbo, uma ação, o processo que envolve as atividades de comprar são de caráter exclusivo de compras.
Por exemplo, supondo que uma indústria não tenha um ERP, seja feito tudo à mão, segundo Dias o simples fato de um requisitante gerar uma requisição de compras já deu start no processo de compras: errado! Se o requisitante engaveta essa requisição não existe compra. O processo de compras se inicia a partir do recebimento da necessidade da área pelo departamento de compras.
Segundo os pensamentos de Dias seguindo nessa mesma linha, o processo de vendas iria se iniciar com a necessidade de produção de um cliente, quando na verdade se inicia a partir da oferta pelo fabricante ou pela procura de um cliente por determinado produto, consolidando-se com um pedido de compra. O simples fato do cliente ter a necessidade de produção não assegura o processo de venda pelo fabricante, a necessidade precisa ser explicitada e direcionada.
-
O setor financeiro, por exemplo, tem grande participação no processo de compras, pois é dele que parte a autorização e liberação de recursos para a concretização dos pedidos. Portanto o processo de compras não é de exclusividade do departamento de compras como afirma a questão.
-
O departamento de compras mantém relacionamento com todos os setores da empresa, logo não age sozinho.
-
Nomalmente, em empresas de grande porte, a responsabilidade das compras é do setor de engenharia de desenvolvimento ou engenharia de produto.
Fonte: Professor Ronaldo Fonseca
Estratégia
-
ERRADA
O SETOR DE COMPRAS NÃO TRABALHA DE FORMA INDEPENDENTE, UM EXEMPLO DISSO É QUANDO ELE MANTÉM COMUNICAÇÃO COM SETOR FINANCEIRO.