SóProvas


ID
463636
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao Sistema Financeiro Nacional e à natureza das instituições financeiras, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão sinistra............lá vai a definição da letra B:
    Sociedade Seguradora =   Instituição do Sistema Nacional  de Seguros Privados e Previdencia Complementar
    Soc de Fomento Comercial =   Instituição prestadora de serivço financeira não regulamentado

     
  • Eu  Confundi                                 os conceitos de instituição não financeira com  o conceito de instituição financeira não bancária....

     Instituições Não-Financeiras São aquelas que se enquadram no Sistema Financeiro Nacional, porém comobjetivo comercial e sem produçãode moeda.Como exemplo, Assaf Neto (2006, p. 55) fala sobre as sociedades de fomentocomercial (factoring ). Estas são empresas comerciais (não-financeiras) que operampor meio de aquisições de duplicatas ou cheques de forma similar a uma operaçãode desconto bancário. A diferença fundamental é que o risco do título negociadopassa a ser de exclusiva competência da empresa de factoring , eximindo a empresacliente das responsabilidades de recebimento. Para isso, cobram juros, repassandoà empresa-cliente os resultados líquidos no ato da operação.

    Instituições Financeiras Não-Bancárias
    Já as instituições classificadas como não bancárias, de acordo com Assaf Neto (2006, p.52) são aquelas as quais não apresentam capacidade de emitir moeda ou meios de pagamento, como os bancos comerciais.Dentre os váriostipos de instituições não bancárias, podemos destacabancos de investimento, de desenvolvimento, sociedades de crédito direto aoconsumidor e de crédito imobiliário, além de sociedades de arrendamento mercantil.
     
  • A questão, capciosa, explora o conceito, de forma discreta, de instituições não-financeiras.
    A maioria das instituições do SFN são instituições financeiras, mas há exceções: administradoras de cartão de crédito, agências de fomento, agências de desenvolvimento, factoring (fomento comercial). 
    Já instituições financeiras não-bancárias são muitas, todas as que não têm carteira comercial. 

     

  • sociedades seguradoras 

     

    São entidades, constituídas sob a forma de sociedades anônimas, especializadas em pactuar contrato, por meio do qual assumem a obrigação de pagar ao contratante (segurado), ou a quem este designar, uma indenização, no caso em que advenha o risco indicado e temido, recebendo, para isso, o prêmio estabelecido.

     

    No Brasil, o fomento mercantil (também chamado de fomento comercial) - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.[1]