SóProvas


ID
46375
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale o segmento do texto inteiramente correto quanto às normas da língua escrita formal.

(Adaptado de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040149.pdf)

Alternativas
Comentários
  • ??????????????????????????????????????????????????
  • O Essa foi utilizado de forma equivocada. Seria "Esta", mas seria a alternativa menos grave entre as demais.

  • Pessoal, vi os seguintes erros grifados em amarelo, caso tenham outros, peço que os coloquem:

    •  a) O termo "quarteirização" designa um método de resolução de problemas de que a modernidade trouxe e muitas empresas ainda não se deram conta. Acho que não tem essa preposição de antes do pronome.
    •  b) Essa estratégia possibilita aos empresários de se dedicarem apenas ao seu negócio, sua atividade-fim, deixando os diversos trâmites administrativos nas mãos de uma empresa especializada.  Quem possibilita, possibilita algo a alguém. Acho que o correto seria: Essa estratégia possibilita os empresários a se dedicarem..
    •  c) Um exemplo para se entender a quarteirização e como ela funciona está na Rodoviária Tietê, na cidade de São Paulo, pertencente à prefeitura. Como essa não dispõe do conhecimento necessário para administrar a rodoviária, contrata uma empresa que subcontratará outras para o serviço de segurança, alimentação, limpeza etc. Correto
    •  d) A quarteirização é o próximo estágio da terceirização, uma estratégia de otimização dos mercados produtores que buscam um quarto elemento da cadeia produtiva aos parceiros prestadores de serviços nas áreas que não são primordiais à sua atividade. Faltou a vírgula e a preposição " a" depois de produtiva.
    •  e) A quarteirização advem da utilização das empresas já terceirizados, dos serviços profissionais e qualificados de uma quarta empresa, que desenvolverá serviços à empresa prestadora, ajudando-lhe e garantindo melhor desempenho na prestação de serviços do cliente final. Advém
  • Pessoal, eu fiquei na dúvida em relação à alternativa C pela falta de vírgula entre "limpeza" e "etc"... alguém poderia me explicar??
  • Seguem os comentários sobre as opções incorretas:

    a) Não existe a preposição antes do pronome relativo: A modernidade trouxe problemas...
    b) O sujeito do verbo "dedicarem" não pode estar preposicionado: Essa estratégia possibilita os empresários de se dedicarem...
    d) Faltou o sinal de dois pontos para iniciar uma explicação do período anterior:  ...um quarto elemento da cadeia produtiva: os parceiros prestadores...
    e) A quarteirização advém...

    Por favor, se os comentários acima não estiverem corretos, explicite-os para auxiliar outros colegas. 
  • A ultima questão esta errada pois de acordo com regra ortografia

    Devemos acentuar todas as oxitonas terminadas em "ens" "em" com + de uma silába!!!

    Ex: Recém
          Advém  <<<========
  • Para quem não sabe, etc. é uma abreviação da expressão latina et cetera, que, em português, significa "e outras coisas" ou "e outros da mesma espécie. Por causa deste "e" latino (et), segundo a nossa regra do uso da vírgula, não tem a necessidade de se usar a vírgula antes desta abreviação.  Também não se usa a preposição e antes de etc., pois não tem sentido, já que etc. tem um e embutido. Vejam estes exemplos:
     
    Você poderá encontrar cobras, lagartos, aranhas etc. - Correto
    Você poderá encontrar cobras, lagartos, aranhas, etc. - Incorreto
    Você poderá encontrar cobras, lagartos, aranhas e etc. - Incorreto


    Fonte:
    http://concisoecoeso.blogspot.com.br/2010/04/o-uso-da-virgula-antes-de-etc.html
  • Na verdade, a vírgula antes da expressão latina etc, apesar de não ser obrigatória na língua portuguesa, é amplamente utilizada e até por vezes defendida por alguns gramáticos, como analisam Cláudio Moreno e Sérgio Nogueira:


    "E a pontuação ANTES do etc.? A tendência é pontuá-lo como os demais itens da enumeração que ele estiver encerrando: (1) com vírgula (a, b, c, etc.), (2) ponto-e-vírgula (a; b; c; etc.) ou (3) ponto (A. B. C. Etc.). Assim vem o etc. pontuado, sistematicamente, no Acordo Ortográfico de 1943 e no Vocabulário Ortográfico de 1981. Assim está na maioria das gramáticas, assim é a prática da maioria dos escritores modernos. De onde tirei isso? Meu patrono, Celso Pedro Luft, escolheu aleatoriamente 100 páginas de escritores e gramáticos como Gilberto Freyre, Pedro Nava, Darcy Ribeiro, Autran Dourado, Graciliano Ramos, Marilena Chauí, Antônio Cândido, Paulo Rónai, José Guilherme Merquior, Antenor Nascentes, Antônio Soares Amora, Massaud Moisés, Rocha Lima, Evanildo Bechara, Celso Cunha e Gladstone Chaves de Melo, entre outros, e encontrou 115 ocorrências com vírgula, contra 14 apenas sem vírgula."
    (Carlos Moreno, retirado de: http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/05/13/pontuacao-do-etc/)

    "Ainda por causa da presença do “e”, alguns autores condenam o uso da vírgula antes do “etc”. Outros, porém, entendem que o “etc” é um elemento da numeração. Mereceria, assim, a vírgula. Estamos diante de um caso polêmico. É importante observar, no entanto, que, no Formulário Ortográfico, sempre aparece a vírgula antes do “etc”. Agora, você decide. (Sérgio Nogueira, retirado de: http://g1.globo.com/platb/portugues/2011/08/31/questoes-etimologicas/)



    Assim, por não haver consenso, a ausência de vírgula antes de "etc", na letra C, não fere as normas da língua escrita formal.