SóProvas


ID
46381
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Zero Hora, 28/2/2009, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses conforme a posição no texto final e indique a opção correspondente.

( ) A emergência e a multiplicidade desses planos e desses pacotes de estímulo estão preocupando até mesmo o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para quem essas manifestações desconexas e parciais não representam soluções e, ao contrário, podem tornar-se parte da crise.

( ) A questão do protecionismo, tema central nos debates sobre o comércio internacional nas últimas décadas, ganha agora uma renovada atualidade em decorrência das medidas que, nos países ricos e nas nações em desenvolvimento, os governos têm adotado para enfrentar os efeitos da crise global.

( ) Exemplos dessas medidas pontuais e restritas são, entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos Estados Unidos são convocados a comprar produtos locais, e as que o governo de Buenos Aires está adotando para proteger a indústria argentina contra a presença de produtos estrangeiros, mesmo do Mercosul. Alguns dos itens brasileiros só entram na Argentina pagando taxas que vão a 413%.

( ) A ausência de medidas planetárias para enfrentar esse problema que tem tal dimensão estimula soluções parciais e limitadas, que se multiplicam de país para país, que levam à adoção de pacotes de estímulos distintos e que acabam por dar força a tentativas quase nacionalistas de defesa de interesses.

( ) Para ele, esse é o risco de uma política de "empobrecer o vizinho", que é a que transparece das decisões de países importantes, a começar pelos da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão. A globalização que ocorreu nas últimas três décadas, mesmo que agora surja como um fenômeno em retração por causa da crise, é ainda um elemento fundamental para o entendimento do interrelacionamento econômico e financeiro internacional e para avaliar os efeitos devastadores e abrangentes da atual crise.

Alternativas
Comentários
  • Também não concordo com o gabarito, nessa ordem que a banca colocou ficou muito estranho. 
  • acredito que "esse problema" se refira à  "questao do protecionismo"
  • Opção correta letra B

    Se analisarmos com calma veremos que o único trecho capaz de iniciar a matéria é o que está no segundo parênteses, portanto um gabarito possível seria:  (?)
    (1) 
    (?)
    (?)
    (?)
    Como a única sequência que apresenta esta possibilidade é a opção B, não precisamos analisar mais nada. Precisamos tirar proveito destes modelos de questões para poupar tempo na prova.
  • Concordo Com amigo acima!!

    Essa foi mais uma pegadinha da ESAF!
    Podem Confirmar no gabarito oficial a correta  e Letra B .

    "So existir uma possibilidade de inicio da construção do texto"
  • Questão criativa e trabalhosa da ESAF!
    Mas dá para resolvê-la de uma maneira bem mais rápida.

    No meu caso, eu tentei identificar em cada item, algumas palavras que dessem relação de conexão com o parágrafo anterior, sendo assim, já percebi que os parágrafos 1, 3 e 5 não poderiam iniciar, restando apenas os parágrafos 2 e 4 (letras B e D, respectivamente). Aí já ficou fácil de identificar a resposta correta.

    Como o 4º parágrafo possui o seguinte texto: "enfrentar ESSE problema que tem tal dimensão...", ou seja, dando ideia que possui termo anterior, ele não poderia ser o primeiro parágrado. Então já deu para matar a questão. Letra B!

    Bons estudos! ;)
  • A questão deve ser resolvida, achando-se primeiro a única opção que se inicia o texto, ou seja, a única opção que introduz o assunto a ser tratado sem se referir a algo que ainda não foi tratado.

    Por que a opção B é a única que pode iniciar o texto: 

    (4 ) A emergência e a multiplicidade desses planos (QUAIS PLANOS?) e desses pacotes de estímulo (QUAIS PACOTES?) estão preocupando até mesmo o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, para quem essas manifestações desconexas e parciais não representam soluções e, ao contrário, podem tornar-se parte da crise.
     
    (1) 
    A questão do protecionismo, tema central nos debates sobre o comércio internacional nas últimas décadas, ganha agora uma renovada atualidade em decorrência das medidas (MEDIDAS DE PROTECIONISMO) que, nos países ricos e nas nações em desenvolvimento, os governos têm adotado para enfrentar os efeitos da crise global. ÚNICA OPÇÃO QUE PODE INICIAR, POIS NÃO CITA NADA QUE AINDA NÃO SE SABE. APENAS INTRODUZ UM TEMA, OU SEJA, A MATERIA FALARÁ SOBRE O PROTECIONISMO E AS MEDIDAS QUE O GOVERNO ADOTARÁ PARA ENFRENTAR OS EFEITOS DA CRISE.

    (3) Exemplos dessas medidas (QUAIS MEDIDAS? SE ESTÁ NO PLURAL DEVE SER AS MEDIDAS DE PACOTES DE ESTÍMULOS, ENTÃO DEVE VIR APÓS ESSAS MEDIDAS DE ESTÍMULOS SEREM CITADAS) pontuais e restritas são, entre outras, a proposta subordinada ao slogan buy American, pela qual os consumidores dos Estados Unidos são convocados a comprar produtos locais, e as que o governo de Buenos Aires está adotando para proteger a indústria argentina contra a presença de produtos estrangeiros, mesmo do Mercosul. Alguns dos itens brasileiros só entram na Argentina pagando taxas que vão a 413%.  

    (2) 
    A ausência de medidas planetárias para enfrentar esse problema (QUAL PROBLEMA? ESTAMOS FALANDO SOBRE O QUE? SOBRE O PROTECIONISMO, ENTÃO VEM LOGO APÓS ISTO SER CITADO) que tem tal dimensão estimula soluções parciais e limitadas, que se multiplicam de país para país, que levam à adoção de pacotes de estímulos distintos e que acabam por dar força a tentativas quase nacionalistas de defesa de interesses.

    (5) Para ele (ELE QUEM? A ÚNICA PESSOA QUE APARECE NO TEXTO É O DOMINIQUE STRAUSS DO PRIMEIRO PARÁGRAFO, ENTÃO JÁ SABEMOS QUE ESSA OPÇÃO VIRÁ LOGO DEPOIS DA OPÇÃO QUE O DOMINIQUE STRAUSS - ELE - APARECE NO TEXTO) , esse é o risco de uma política de "empobrecer o vizinho", que é a que transparece das decisões de países importantes, a começar pelos da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão. A globalização que ocorreu nas últimas três décadas, mesmo que agora surja como um fenômeno em retração por causa da crise, é ainda um elemento fundamental para o entendimento do interrelacionamento econômico e financeiro internacional e para avaliar os efeitos devastadores e abrangentes da atual crise.



  • Complemetando ..
    A dica quanto a essas questões é observar os pronomes coesivos como exemplos: Desse(s), esse(s) , aquele(s), que/quais e outros.
    No geral esses termos se referem ao que foi dito anteriormente, sendo assim, analisando as alternativas, não podemos iniciar o parágrafo diretamente pelos fragmentos de texto que os possuem pois isso tornaria o texto incoerente.
  • Vejam! A letra b) indica que o texto deve ser iniciado pelo 4° paragrafo. O quarto parágrafo: "...para enfrentar esse problema...", logo, não pode ser a letra b, uma vez que "esse" indica algo já citado em relação ao problema, ainda que não tenha sido explicitado. Pra mim a b) não está correta. O texto tem que começar pelo 2° parágrafo, ou seja, alternativa a), porque é a sentença tópico do texto. Assim, através do 2º parágrafo, percebemos que o assunto a ser abordado é a adoção de medidas protecionistas pelos governos, tendo em vista a crise econômica. Todos os outros parágrafos giram em torno disto.


  • Simplesmente nenhuma das alternativas, na prova eu marcaria a (A), porém nem essa é correta pois a 5 não se encaixa depois da 3. A alternativa B não pode ser porque não é possível iniciar com o 4 que cita: A ausência de medidas planetárias para enfrentar esse problema

  • Esse é uma típico exemplo de se se recorrer contra o gabarito. Resposta totalmente sem conexão.