SóProvas


ID
464038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais.

Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto D.

    Aspecto Formal: São os aspectos planejados da organização. Tudo da organização que foi planejado para acontecer, seja um planejamento escrito ou não. Muita gente confunde achando que formal é somente o que está no papel, na verdade formal é o que foi planejado com alguma antecedência. Se o gerente hoje avisa aso funcionários que no fim do dia terá uma reunião, essa será uma reunião formal e os resultados dela serão levados em consideração como objetivos, métodos ou o que quer que tenha sido discutido, será levado em conta formalmente. A hierarquia, organograma, relação de cargos, programas de treinamento, objetivos, missão, visão, diretrizes, regras entre outros não são fazem parte do aspecto formal por estarem escritos, mas sim por terem sidos planejados. São aspectos oficiais da organização.
    Aspectos Informais: São aspectos mais intrínsecos, aspectos não planejado como as amizades dentro do ambiente de trabalho, a maneira que cada funcionário faz uma atividade, até mesmo como cada funcionário entende uma certa mensagem, ou seja,  a percepção que cada um tem quanto ao que acontece no ambiente. 

    A única dentre as alternativas que fala de um aspecto não planejado, não oficial da organização é a que fala “Percepções e Atitudes”.

    Bons estudos!!
  • Letra D 

    A cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada, porem oculta aspectos informais, como as percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc.


    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-organizacao-formal-e-a-organizacao-informal/36855/#ixzz2nwzPiL3R

  • Lorrayne Carvalho,

    Eu não compreendi bem o seu comentário, em primeiro momento você escreve: "na verdade formal é o que foi planejado com alguma antecedência" e em segundo momento: "A hierarquia, organograma, relação de cargos, programas de treinamento, objetivos, missão, visão, diretrizes, regras entre outros não são fazem parte do aspecto formal por estarem escritos, mas sim por terem sidos planejados." , eu acho que houve uma contradição.

  • Natureza informal é o que qualquer um consegue fazer sem ter se qualificado.  Além de informal é subjetivo, a pessoa pode mentir e voce nunca vai saber. Ja s demais alternativas.... são formais e estão em documentos.

  • Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.



    A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal.


    Grupos informais que se desenvolvem de acordo com os interesses comuns e a identificação entre as pessoas. Podem ser blocos de interesses, círculos de amizades, "panelas" etc.


    - Atitudes e comportamentos que manifestam percepções favoráveis ou desfavoráveis as práticas administrativas.


    - Normas de trabalho que os diversos grupos estabelecem como padrão de desempenho aceitável nas suas atividades e que são impostas a todos os seus membros, independentemente das normas formais e oficiais da organização.


    - Padrões de liderança que podem conferir autoridade informal e certas pessoas, independentemente de sua posição na organização formal.








  • Para essa questão era necessária a simples diferenciação entre aspectos formais e informais da administração.

    – Aspecto Formal: São os aspectos planejados da organização. Tudo da organização que foi planejado para acontecer, seja um planejamento escrito ou não. Muita gente confunde achando que formal é somente o que está no papel, na verdade formal é o que foi planejado com alguma antecedência. Se o gerente hoje avisa aso funcionários que no fim do dia terá uma reunião, essa será uma reunião formal e os resultados dela serão levados em consideração como objetivos, métodos ou o que quer que tenha sido discutido, será levado em conta formalmente.
    A hierarquia, organograma, relação de cargos, programas de treinamento, objetivos, missão, visão, diretrizes, regras entre outros não são fazem parte do aspecto formal por estarem escritos, mas sim por terem sidos planejados. São aspectos oficiais da organização.

    – Aspectos Informais: São aspectos mais intrínsecos, aspectos não planejado como as amizades dentro do ambiente de trabalho, a maneira que cada funcionário faz uma atividade, até mesmo como cada funcionário entende uma certa mensagem, ou seja,  a percepção que cada um tem quanto ao que acontece no ambiente. Cuidado com um pequeno detalhe, disse logo acima que o objetivo é algo planejado, ou seja algo formal, porém dentro da organização um grupo pode estabelecer uma meta maior para ele, essa será uma meta informal. Bem como em concurso, existe um mínimo para se fazer, essa seria a meta formal, mas você coloca na sua cabeça, como seu objetivo pessoal fazer 20% acima da meta, essa é uma meta informal. Falo isso, pois pode ser alvo de uma boa pegadinha em prova.

    Pois bem, dada a explicação, a única dentre as alternativas que fala de um aspecto não planejado, não oficial da organização é a que fala “Percepções e Atitudes”.

    RESPOSTA LETRA D

    http://admcomentada.com.br/transpetro2011/61-cesgranrio-transpetro-administrador2011/