SóProvas


ID
46564
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere as afirmativas seguintes:

I. O padrão culto da linguagem é estabelecido por seu uso específico nos atos e comunicações oficiais, com preferência por determinadas expressões e formas sintáticas, tendo em vista tratar-se de uma variante da linguagem técnica.
II. Um dos princípios da redação oficial é a impessoalidade na comunicação de determinado assunto, considerando-se que ela é feita em nome do serviço público para um destinatário entendido como público, portanto, também impessoal.
III. A necessidade de se empregar o padrão culto da língua na redação oficial decorre tanto do caráter público dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que é informar os cidadãos com clareza e objetividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADA - O padrão de linguagem das comunicações oficiais não é, e nem pode ser, uma variante de linguangem técnica. As gírias, os regionalismos, os jargões técnicos ou qualquer outro tipo de linguagem de um grupo específico são vedadas em comunicações oficiais. Isso pq tais comunicações (oficiais) partem de órgãos públicos e devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.II - CORRETA - As redações oficiais detêm as seguintes caracteristicas básicas: a impessoalidade, o uso do padrão culto de linguaegem, a formalidade e a padronização, a concisão.III - CORRETA - O padrão culto nas comunicações oficiais é aquele que: observa as regras da gramática oficial e emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. Correta, letra "E".Abraço!
  • Um dos princípios da redação oficial é a impessoalidade na comunicação de determinado assunto, considerando-se que ela é feita em nome do serviço público para um destinatário entendido comopúblico, portanto, também impessoal.

    Não necessariamente o destinatário de uma correspondência oficial será público, ela destina-se também a particulares. 

  • Elimina-se o item I, acha-se a alternativa E.

  • Sinceramente, essa II está estranha!