SóProvas


ID
466186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.


O conhecimento prévio das fontes de pesquisa é proporcionado aos pesquisadores pelos arquivistas por meio do desenvolvimento da função conhecida como descrição de documentos.

Alternativas
Comentários
  • A descrição documental pode ser considerada um procedimento arquivístico que permite a localização dos documentos existentes nos arquivos, através de instrumentos de pesquisa, como guias, inventários, índices, etc.

    Após o acervo de um arquivo ser organizado, é necessário que os pesquisadores e usuários do arquivo encontrem os documentos (informações) de que necessitam para seu interesse. O profissional arquivista responsável pelo acervo documental, elabora os instrumentos de pesquisa ou busca, a fim de identificar a documentação que existe no arquivo.

    Dessa forma, o acervo é identificado e a localização dos documentos definida para uma possivel consulta dos usuários do arquivo.

     

    Fonte :https://pt.wikipedia.org/wiki/Descri%C3%A7%C3%A3o_documental

  • Bellotto:

    "O conhecimento prévio das fontes - a detecção do material de interesse - é proporcionado aos historiados pelos arquivistas, através dos chamados instrumentos de pesquisa. Eles constituem as vias de acesso ao documento custodiado pelos arquivos permanentes, agindo como desencadeadores da pesquisa."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes