SóProvas


ID
467842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, pela primeira vez na história do país, passou
a integrar o conjunto da seguridade social e a ser reconhecida
como um direito de cidadania social. A sua regulamentação pela
Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) trouxe inovações
importantes. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A filantropia e a beneficência ganharão status de direito se funcionarem de acordo com o contexto normativo que regula e demarca a assistência social.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Como direito de cidadania social ou simplesmente direito social, a assistência social é declarada e garantida legalmente; encontra-se intimamente ligada ao desenvolvimento de políticas públicas que reclamam a ativa intervenção do Estado na provisão social dos grupos específicos; e é obrigatória e amparada legalmente por autoridade dotada de capacidade coativa. Tais características a diferenciam de ações que, embora consideradas um dever moral, não produzem direitos correspondentes e não são judicialmente reclamáveis. Daí porque a filantropia e a beneficência, desenvolvidas pela esfera privada, só ganharão status de direito se funcionarem de acordo com o contexto normativo que regula e demarca a assistência social (PEREIRA, 1996, p. 70).

     

    PEREIRA, Potyara A. P. A Assistência Social na Perspectiva dos Direitos: crítica aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Brasília. Thesaurus, 1996.