SóProvas


ID
4702
Banca
FCC
Órgão
TRE-MS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto ao Poder Judiciário é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não sei ao certo se esta questão está inteiramente correta, haja vista que a alternativa "c" não deveria conter o nome "instância" e sim "entrância".
  • Segundo a Constituição, o correto seria ENTRÂNCIA e não instância conforme afirma a questão. Creio que seja erro de digitação, mas de qualquer forma fica aqui o meu registro.
  • De acordo com o art. 93, § 3, o acesso aos tribunais de segundo grau far-se-á por antiguidade e merecimnto, alternadamente, apurados a última ou única entrância. Sendo assim, acredito que houve erro de digitação, ou então a questão deveria ser anulada.
  • a) Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:
    XIV - os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório;

    b) Art. 93, XV - a distribuição de processos será imediata, em todos os graus de jurisdição.

    c)Art. 93, III - o acesso aos tribunais de segundo grau far-se-á por antigüidade e merecimento, alternadamente, apurados na última ou única entrância;

    d)Art. 93, X - as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros;

    e)Art. 93, XIII - o número de juízes na unidade jurisdicional será proporcional à efetiva demanda judicial e à respectiva população;
  • Entrancia e instância é a mesma coisa? por que se não for a questão c estaria errada
  • Idely,

    entrância e instânia são conceitos diferentes, não se confundem.

    Quando se fala em instância, leva-se em consideração os graus de jurisdição (1º Grau - juiz singular; 2º Grau - TJ's e TRF's; 3º Grau - Tribunais Superiores)

    Já a entrância refere-se aos "subgraus" dentro do 1º grau de jurisidição, assim, um juiz de 1ª instância pode passar por várias entrâncias (geralmente as primeiras entrâncias são cidades bem pequenas do interior).
  • Questão sem resposta. A se considerar a alternativa C correta, como o faz o gabarito, seria necessário substituir instância por entrância.
  • NÃO HÁ RESPOSTA CORRETA. CONCORDO QUE ESTA DEVERIA SER ANULADA.

    a) seus servidores RECEBERÃO delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente, SEM caráter decisório.
    b) a distribuição de PROCESSOS será imediata EM TODOS OS GRAUS DE jurisdição.
    c) o acesso aos tribunais de segundo grau far-se-á por antiguidade e merecimento, alternadamente, apurados na última ou única ENTRÂNCIA.
    d) as decisões administrativas dos tribunais serão MOTIVADAS E EM SESSÃO PÚBLICA, sendo as disciplinares tomadas pelo voto DA MAIORIA ABSOLUTA de seus membros.
    e) o número de juízes na unidade jurisdicional será proporcional À EFETIVA DEMANDA E À respectiva população.
  • Gabarito letra C.

    Entrância e Instância são sinônimos. Portanto, não há nada de errado.
  • Também creio que a letra C está incorreta, pois entrância diz respeito à classificação das comarcas de acordo com seu movimento forense e seu desenvolvimento e representa, ainda, os degraus sucessivos na carreira de um juiz.
    Já a instância é o grau de julgamento ao qual o processo está submetido, por exemplo, uma ação é proposta perante um juiz de direito (primeira instância) e julgada a ação a outra parte não concorda com a sentença então esta poderá recorrer a outro grau de julgamento, denominado segunda instância.
    Entendo serem conceitos distintos!

    fonte: TJMG
  • Questão ANULADA pela banca.
  • letra C tambem esta errada.
    INSTANCIA= DEGRAU DE JULGAMENTO
    ENTRANCIA= DEGRAU DE CARREIRA DO JUIZ
  • Acrescentando os comentários dos meus colegas, se houve erro de digitação ou não o certo é que a questão deveria ser anulada, visto que ENTRÂNCIA É UMA COISA E INSTÂNCIA É OUTRA....