-
De acordo com a notação BPMN temos os seguintes elementos:
Pools - Representa um participante em um processo. Um participante pode ser uma entidade de negócio ou pode ser um papel.
Lanes - Lane é uma subdivisão dentro de um Pool usado para organizar e categorizar as atividades
Gateways - É usado para controlar a divergência e/ou a convergência da sequência de um fluxo. Assim, determinará decisões tradicionais, como unir trajetos ou dividir trajetos
Data Object - Objeto de Dados é considerado um artefato porque não afeta o fluxo de mesnagem e nem o fluxo de sequência de um processo. Ele pode ser utilizado para representar documentos tais como: fatura, nota fiscal e etc
Sequence Flow - É usado para mostrar a ordem (sequência) com que as atividades serão executadas em um processo
Fonte: http://www.slideshare.net/Ridlo/mapeamento-e-modelagem-de-processos-de-negcio-com-bpmn
-
Não entendi pq não pode ser letra B já que Lanes organiza e categoriza as atividades exibidas no bloco.
Alguém socorreee
-
ingridd: "quando um diagrama envolve duas entidades de negócio, ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama..."
Não poderia ser a letra "b" porque (1) as lanes não ficam separadas fisicamente no diagrama (ficaria uma do lado da outra) e (2) as lanes geralmente são utilizadas para representar funções (ou departamentos) e não uma entidade de negócio (empresa). Como o Carlos disse, quem representa uma entidade de negócio é realmente o Pool.
Olha essa figura pra clarear um pouco:
Acredito que a FCC utilizou o livro do Rogério Valle como referência para essa questão, Análise e Modelagem de Processos de Negócio - Foco na notação BPMN. Segue um trecho do livro:
"BPMN usa o conceito de swimlanes para ajudar a dividir e a organizar atividades. Há dois tipos de swimlanes: Pool (Piscina) e Lane (Raia). Pools são utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama. Especifica "quem faz o que", colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, chamadas de pools. Os objetos do tipo lane são utilizados para separar as atividades associadas para uma função ou papel específico. Um pool representa uma organização e uma lane representa tipicamente um departamento dentro dessa organização." (pag 89)
-
Pool: Uma piscina -Pool- no BPMN representa um gráfico de um participante em uma colaboração ou organização.
São utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama. Especifica “quem faz o que”, colocando os eventos e os processos em áreas protegidas, chamadas de pools.
-
pools
pool é um participante do negocio. POde ser o cliente, a empresa, fornecedor, outsourcing, um empregado etc. depende do ponto de vista da modelagem. se fizer muito específico, pode ser necessário usar lanes para representar funções dentro da mesma entidade
-
Não poderiam ser lanes/raias pois elas não são separadas fisicamente em diagramas. As raias são unidas fisicamente, e representam papéis no processo. Não são obrigatórias num processo.
A outra parte que indica ser de pools que ele está falando é quando fala que coloca eventos e processos em áreas protegidas. Não é possível utilizar eventos em raias que não estejam em pools. Não é possível utilizar raias fora de pools. Porém é possível utilizar eventos dentro de pools sem raias.
-
Esse quem faz o que me quebrou
olha esta questao
O modelo de processos de negócio de uma organização, desenhado com BPMN, indica a necessidade de mostrar as atividades realizadas pelo departamento de vendas e sua interação com a área de contabilidade que também realiza suas atividades quando acionada no processo. Assim, considerando a organização como uma Pool, para mostrar quem realiza cada atividade departamental nessa Pool, a notação dispõe, no BPD, do símbolo
a)
gateway.
b)
lane.
c)
group.
d)
event.
e)
data object.