SóProvas


ID
47389
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No contexto organizacional, ao participarmos de um processo decisório, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do brainstorming é recolher o maior número de ideias possíveis, mas ele não seria a ferramenta adequada para identificar problemas.
  • O brainstorming (ou "tempestade de idéias"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.De autoria de Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, muito utilizada nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda. Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante. É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de idéias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma idéia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as idéias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwrite, que constitui-se na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as idéias até a chegada da solução efetiva. Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Há 3 principais partes no brainstorming:Encontrar os fatos, Geração da idéia, Encontrar a solução. Da busca dos fatos na resolução de um problema existem duas sub partes:Definição do problema, Preparação.
  • No processo decisório, o brainstorming é utilizado, principalmente, para a geração de alternativas de solução para o problema. Porém, ocasionalmente, também pode ser utilizado na etapa de diagnóstico do problema.
  • Esta eu voei... pelos comentários que vcs colocaram, eu entendi que a alternativa D estava CORRETA. Mas foi pedido a INCORRETA. d) o brainstorming é a técnica adequada para identificar problemas. Está errado porque não faz parte da etapa decisória, mas na análise e seleção dos problemas e suas possíveis soluções. Não se decide nada realmente no Brainstorming, apenas um leque de possíveis soluções oriundas de diversas visões subjetivas de quem participa. Foi neste sentido que isto ai foi dito?
  • No nordeste "Brainstorming" é conhecido como "Toró de idéias".
  • Meus amigos, porque a "a" estaria correta, pois a racionalidade insinua realmente ser possível a ELIMINAÇÃO de riscos e incertezas? isso é correto?Obrigado e bons estudos a todos.

  • O brainstorming NÃO é a técnica adequada para identificar problemas. Essa ferramenta é utilizada para se encontrar as soluções de um problema pré-definido.

    O que é?
    Brainstorming é a mais conhecida das técnicas de geração de idéias. Foi originalmente desenvolvida por Osborn, em 1938. Em Inglês, quer dizer “tempestade cerebral”. O Brainstorming é uma técnica de idéias em grupo que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes. Soluções criativas e inovadoras para os problemas, rompendo com paradigmas estabelecidos, são alcançadas com a utilização de Brainstorming. O clima de envolvimento e motivação gerado pelo Brainstorming assegura melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, maior comprometimento com a ação e um sentimento de responsabilidade compartilhado por todos.

    Quando?
    O Brainstorming é usado para gerar um grande número de idéias em curto período de tempo. Pode ser aplicado em qualquer etapa do processo de solução de problemas, sendo fundamental na identificação e na seleção das questões a serem tratadas e na geração de possíveis soluções. Mostra-se muito útil quando se deseja a participação de todo grupo.

    Por quê?
    Focaliza a atenção do usuário no aspecto mais importante do problema. Exercita o raciocínio para englobar vários ângulos de uma situação ou de sua melhoria. Serve com “lubrificante” num processo de solução de problemas, especialmente se:
    1. as causas do problema são difíceis de identificar;
    2. a direção a seguir ou opções para a solução do problema não são aparentes.

     

  • Brainstorming é uma técnica  que está dentro dos papéis informacionais do administrador.
  • Não entendi a alternativa "A" pois fala de "ELIMINAÇÃO de riscos e incertezas", para estar correta deveria ser 'DIMINUIÇÃO de riscos e incertezas".
    Alguém pode me explicar.

    "Tudo posso naquele que me fortalece".
  • Essa questão foi muito grosseira e mal formulada.
    Obviamente, pela visão contemporânea de administração influenciada pela teoria do caos e da relatividade a afirmativa (a) está errada. Alguns autores em administração são categóricos em afirmar que é impossível e inviável eliminar o risco.
    O brainstorming pode sim ser utilizado para identificar problema como é o caso do controle prévio onde se pode utilizar a técnica para gerar idéias e embasar a simulação de futuros eventos e problemas.
  • Professor Rodrigo Rennó (Estratégia Concursos):
    A letra A está correta. A teoria da racionalidade teve o objetivo de aumentar a racionalidade dos gestores encarregados de tomar decisão; baseia-se na ideia de que seria possível analisar todos os dados existentes e utilizar somente a racionalidade na tomada de decisão. Isto, em teoria, levaria a uma eliminação dos riscos.
    Mas, a teoria da racionalidade limitada veio mostrar os problemas práticos da execução desta teoria da racionalidade, pois as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição.Nós temos limites à racionalidade. Não conseguimos ser totalmente racionais.A realidade é muito complexa e, portanto, temos de usar a intuição em conjunto à razão.Temos diversas limitações que nos impedem de utilizar o modelo racional. Desde limitações no contexto do problema (como pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis demais para analisar) até limitações pessoais (como dificuldade de analisar muitos dados ao mesmo tempo, preconceitos, etc.).
    A alternativa incorreta é a letra D. O Brainstorming não é uma ferramenta para a identificação dos problemas e sim para o desenvolvimento de alternativas para resolver os problemas já identificados.
    Fases do Processo Decisório:

    1 - Identificação do problema
    2 - Diagnóstico da situação --> Ferramentas utilizadas para fazer esse diagnóstico: Princípio de Pareto, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Dispersão.
    3 - Desenvolvimento das Alternativas --> Ferramentas para fazer esse desenvolvimento de alternativas: Brainstorming; Análise do Campo de Forças; Diagrama de Árvore de Decisão.
    4 - Avaliação das alternativas
    5 - Escolha da melhor alternativa
     
  • Gostaria de comentar o item "A", pois inicialmente pensei que ele podia estar errado. Bem, esse item afirma que a razão se diz capaz de dominar elementos não controláveis, bem como eliminar riscos e incertezas. Não é difícil perceber que o conteúdo dessa afirmativa é falso. Basta pensar, por exemplo, no limites da racionalidade administrativa apontados por Hebert Simon na obra "Comportamento Administrativo". Todavia, mesmo o conteúdo da assertiva sendo falso, o item está correto e não deveria ser apontado como resposta. Isso porque o item apenas manifesta, digamos, o ponto de vista da razão. Isto é, ele reproduz um discurso, mas não endossa o mesmo. Por isso, a letra A está correta, embora existam críticas no campo da administração sobre os limites da racionalidade no exercício gerencial. 
  • Colegas, acho que a chave pra não tropeçar na alternativa A está em interpretação do texto e língua portuguesa e não propriamente no conteúdo de gestão.

    A literalidade do texto afirma tão somente que a racionalidade, POR SI SÓ (ou seja, sem a contribuição das teorias de visão sistêmica que agregam o subjetivismo e os aspectos incontroláveis e não-previsíveis), se julgaria capaz de prever tudo e de controlar tudo (mito próprio das tendências racionalistas históricas: renascimento, iluminismo, positivismo - todas cientificistas e propensas a ignorar o lado obscuro e pouco mensurável do homem e do universo).
  • A palavra chave que descarta a letra A é "insinua" . Pode se insinuar qualquer coisa sobre qualquer assunto.

  • Gabarito D, por estar muito errada

    Brainstorming não gera problemas, e sim ideias. Mas também concordo que a racionalidade e nada na administração elimina os riscos. Todo palnejamento e ação TENDEM a eliminar as mazelas.

  • Não esqueçam de avaliar o índice de corretude, muito utilizado nessa matéria e na banca esaf


  • O brainstorming é um processo que ocorre "após" a identficação do problema

  • LETRA D 

    é através do brainstorming que acontece a chuva de ideias/alternativas que servirá de base para a escolha da opção mais satisfatória a determinada situação. 


  • De forma sintética, o processo decisório representa a sequência de passos necessários para analisar e escolher as alternativas para determinado problema. Podemos apresentar cinco passos principais do processo decisório:

    →Identificação do problema ou oportunidade: é a fase em que se percebe que o problema está ocorrendo e que é necessário tomar uma decisão;

    →Diagnóstico: consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências. Há algumas técnicas que podem ser utilizadas para analisar os problemas de forma sistemática, estudando suas causas, consequências e prioridades, a exemplo do diagrama de causa e efeito e do princípio de Pareto;

    →Geração de alternativas: em algumas situações, será necessário criar alternativas para solucionar o problema, utilizando ferramentas específicas, como o brainstorming (tempestade de ideias);

    →Escolha de uma alternativa viável: nesse momento, as decisões devem ser avaliadas, julgadas e comparadas para, então, escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema;

    →Avaliação da decisão: após implementar a decisão, torna-se necessário avaliar os seus efeitos. Assim, inicia-se um novo ciclo, que pode gerar outras decisões ou processos de resolver problemas.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online