SóProvas


ID
47392
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao ser designada(o) como responsável por um processo de mudança organizacional, você saberá ser capaz de fazê-lo desde que não incorra no seguinte erro conceitual:

Alternativas
Comentários
  • Controversa a letra D... a alta gerência é determinante para o sucesso a depender do modelo gerencial adotado. Em um modelo autoritário, por exemplo, em que as pessoas só obedecem, o papel da alta gerência é requisito para o sucesso porque ela é quem determina o trabalho. Em equipes autogeridas, isso já não se verifica. Portanto, a alternativa D também está errada porque não fez essas ressalvas importantes.

  • Alexandre, acredito que a ESAF, ao elaborar essa questão, não previa pensarmos nas exceções, já que existem outros modelos (democrático e liberal). Também pensei que essa questão estaria errada. Entretanto, a "e" pareceu-me mais errada, pois introdução de novas tecnologia refletem mais nos níveis operacionais e não de autoridade e responsabilidade.

    Abç.
  • Texto original do item (e):
    "mudanças que implicam em alterações na estrutura organizacional, com reflexo nos níveis de autoridade e responsabilidade, decorrem, quase sempre, da introdução de novas tecnologias."
    Tirando as orações intercaladas e ficando com a afirmação principal:
    "mudanças que implicam em alterações na estrutura organizacional decorrem da introdução de novas tecnologias"
    Não há relação direta entre uma mudança tecnológica com a alteração na estrutura organizacional e consequentemente nos níveis de autoridade e responsabilidade. Na verdade são independentes, pode ocorrer mudança tecnológica com mudança nas relações hierárquica, mas também podem ocorrer mudanças tecnológicas idependente de alterações nas hierarquia.
    O que o avaliador afirmou na alternativa (d), em outras palavra é:
    O sucesso da mudança organizacional é fortemente influenciado pelo apoio da alta gerência, mas esse apoio não garante o sucesso da mudança na organização.
    O que me parece correto agora.... mas quando realizei a questão achei que esse item (d) era o que estava errado.
  • Letra E é a resposta.
    Letra A. Em REGRA as mudanças dependeriam APENAS da visão do agente de mudanças, na administração privada, apesar de sabermos que isso não é verdade na prática. Correta.
    Letra B está perfeita.
    Letra C está correta.Pode haver resistência tanto do indivíduo como de partes da organização. Por exemplo, um departamento pode ser terceirizado e, obviamente, esse departamento será resistente a mudanças.
    Letra D. Com certeza, a participação da alta gerência é de fundamental importância no processo de mudança, no entanto, ela pode encontrar resistências tão grandes de outros stakeholders, que pode tornar o processo inviável. Por isso a questão diz que não é determinante. Questão correta.
    Letra E. O erro da questão, e por isso ela é a resposta da questão, encontra-se no quase sempre. Realmente, dependendo da introdução tecnológica, pode haver implicações na estrutura organizacional, como a revolução informacional que permitiu que gerentes com apoio de sistema de informações podesse maior amplitude de controle sobre seus subordinados, permitindo assim estrutura organizacionais mais achatadas. No entanto, a introdução não é a única fator causador de mudanças nas estrutura organizacionais, nem chega perto disso como a questão insinuou. Outros fatores também podem causar mudanças na estrtura,  exemplos são crescimento, baixa competitividade, aproveitamento de oportunidades, etc
  • Confesso que fiquei com dúvidas em relação ao item b, pois diz que "resistência completa a qualquer tipo de mudança" é o tipo mais frequente de reação dos atores organizacionais.
  • Caro Guilherme Silva,

    ao retirar "quase sempre" voce alterou completamente a interpretaçao e incorreçao do item.

    Portanto, na minha opiniao, a sua análise nao é válida.

    Sds,

    Rafael
  • Eu considerei a Letra A incorreta.
    Como é possível considerar correto que as mudançam dependem APENAS da visão do agente de mudanças?? E a resistência à mudança citada na letra B?
    Na letra E, penso assim:
    A introdução de novas tecnologias quase sempre implica alterações na estrutura organizacional, com reflexo nos níveis de autoridade e responsabilidade.
    Mas muitas vezes as alterações na estrutura organizacional decorrem de outros motivos, que não a introdução de novas tecnologias.
  • MUDANÇA ORGANIZACIONAL: CAUSADORES  
    Adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso envolve compreender aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. Desta forma, identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança, na medida em que esse conhecimento poderia permitir o manejo e a implantação da mudança, o aumento da eficácia organizacional e de sua chance de sobrevivência.
     
    Robbins (1999) apresenta seis aspectos específicos que atuam como desencadeadores de mudança: a natureza da força do trabalho, a tecnologia, os choques econômicos, a concorrência, as tendências sociais e a política mundial. Esses aspectos estariam presentes no cotidiano organizacional de forma mais ou menos aguda em determinados momentos, mas constantemente exerceriam pressão sobre a organização.
     
    Para Pettigrew (1987) os fatores capazes de precipitar mudanças organizacionais são basicamente extra-organizacionais, ou seja, mudanças no ambiente de negócios e recessão econômica. No entanto, outros aspectos também devem ser analisados em um processo de mudança: a inércia organizacional, as mudanças de estrutura da organização e o ambiente em que esta se insere.

    A pesquisa de Huber, Sutcliffe, Miller e Glick (1993) indica a existência de doze fatores que podem propiciar ou retardar as mudanças e os agrupa em cinco categorias:
    características do ambiente organizacional (principalmente turbulência, complexidade e competitividade); características do desempenho organizacional (especialmente seu decréscimo); características da alta gerência da organização (aspectos de personalidade e crenças); características da estratégia organizacional (defensiva ou prospectora); e características da estrutura organizacional (centralização, padronização, especialização e interdependência). Cada fator pode atuar como facilitador ou dificultador de um tipo específico de mudança.

    LOGO A ALTERNATIVA ( A ) DEVERIA SER MARCADA COMO UM CONCEITO INCORRETO