-
O fato em si de se adotar um estilo de Liderança de acordo com a teoria Y, não impede o líder de utilizar seu poder e autoridade em casos extremos. OU seja, se necessário o Líder pode e deve utilizar tal prerrogativa. O que muitas pessoas confundem, até mesmo pela natureza da teoria Y, é que um líder assim jamais se utilizaria da "força" para a resolução de certos conflitos. A questão é que esta não será sua primeira ferramenta, e sim, em casos extremos.
-
A Teoria X e a Teoria Y são doi conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagónicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização: - Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coacção, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos factores higiénicos definidos por Frederick Herzberg. - Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições correctas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.
-
eu não entendi o motivo da b estar correta. marquei a assertiva a pois acho que se enquadra na teoria y. alguém saberia explicar?
-
Ao adotar o estilo de liderança da Teoria Y, um gestor de pessoas:
- a) estimula a criação de várias equipes de trabalho, fazendo questão de presidir todas elas. (errado- o gestor não necessariamente presidirá; ele poderá delegar as funções)
- b) não se furta a usar o poder da autoridade para resolver um conflito, se necessário. (correto - o fato de haver conflito não descaracteriza a teoria Y; nesse caso o gestor não pode abster-se de resolucioná-lo)
- c) como principal instrumento motivacional, vale-se de punições ou recompensas salariais. (errado - teoria X)
- d) estimula o desenvolvimento de competências, já que boa parte dos indivíduos não se interessa por novos aprendizados. (errado - teoria X)
- e) ao mesmo tempo que empodera os indivíduos e enriquece suas tarefas, centraliza as decisões. (errado - o gestor não necessariamente centraliza as decisões, ele poderá delegálas)
bons estudos..
-
Tá difícil! Coisinha complicada essas teorias!
-
Esaf sempre com questões muito bem elaboradas e com português rebruscado..
-
Complementando o raciocínio de Caique Martins...
O fato de usar do poder de autoridade na teoria Y, não quer dizer que nessa teoria os colaboradores sempre estarão trabalhando de forma positiva, pois pode em algum momento ocorrer conflitos e outros problemas que nesse caso, a autonomia dessas pessoas da teoria Y não consigam resolver, terá o seu chefe usar de seu poder para resolver a situação.
Fé nos estudos, em Deus e em si mesmo !
-
A Teoria X e a Teoria Y são dois conceitos desenvolvidos
por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagónicas
que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de
como liderar pessoas dentro de uma organização:
Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas
têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por
isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo
dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção
mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as
organizações a colocar a ênfase na satisfação dos fatores higiénicos definidos
por Frederick Herzberg. Nessa perspectiva, as decisões são centralizadas pelo
chefe.
Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e
competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o
descanso. Assim sendo, sob condições corretas desejam trabalhar, daí que é
fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal.
Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa e do Empoderamento. Nessa perspectiva, as decisões são descentralizadas
para a equipe.
Mas Alyson, o gestor de pessoas pode
valer-se de sua autoridade para solucionar conflitos na Teoria Y? Sim, o uso da
autoridade não é vedada, apenas é utilizada com um dos últimos recursos.
Letra B.
-
RESPOSTA B
A chave da questão está na parte " ... se necessário.
Complementando o comentário dos colegas, as teorias:
X Y
- Concepção tradicional de direção e controle -Integração entre objetivos organizacionais e individuais.
-Seres Humanos tem aversão ao trabalho -Seres Humanos buscam se auto-corrigir
-Seres Humanos não conseguem assumir -Seres Humanos buscam responsabilidades
responsabilidades -Compromisso relacionado com a recompensa
-Estilo autocrático -Estilo participativo
-
Um líder nunca deixa de ter autoridade. Podendo usá-la quando necessário.
O mundo das organizações não é sempre cor de rosa e perfumado como nos livros de Chiavenato não galera.
-
-
A - ERRADO - estimula a criação de várias equipes de trabalho, CORRETO fazendo questão de presidir todas elas. ERRADO, BASEIA-SE NA TOTAL CONFIANÇA, LOGO SEM A NECESSIDADE DE 'PRESIDIR' AS EQUIPES.
B - CORRETO - não se furta a usar o poder da autoridade para resolver um conflito, se necessário. BASTA LEMBRAR QUE A PUNIÇÃO SERÁ APLICADA EM ÚLTIMO CASO. OU SEJA: O PODER DISCIPLINAR, DE AUTORIDADE PODE SER USADO, SE NECESSÁRIO.
C - ERRADO - como principal instrumento motivacional, vale-se de punições ou recompensas salariais. TRATA-SE DO 4º SISTEMA: O PARTICIPATIVO, EM QUE AS PUNIÇÕES SÃO RARAS E AS RECOMPENSAS SÃO SALARIAIS, SOCIAIS, SIMBOLICAS E MATERIAIS.
D - ERRADO - estimula o desenvolvimento de competências, já que boa parte dos indivíduos não se interessa por novos aprendizados. O SISTEMA É PARTICIPATIVO, OU SEJA, ALÉM DE ASSUMIR SUAS RESPONSABILIDADES, ELES VÃO EM BUSCA DE APRENDER NOVAS COIAS, ADQUIRIR NOVAS RESPONSABILIDADES. LOGO, EXISTE O INTERESSE.
E - ERRADO - ao mesmo tempo que empodera os indivíduos e enriquece suas tarefas, centraliza as decisões. ALTO NÍVEL DE DESCENTRALIZAÇÃO, O SISTEMA SE APOIA EM TOTAL CONFIANÇA NAS PESSOAS.
GABARITO ''B''