SóProvas


ID
47416
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como ação administrativa, um mecanismo de controle será considerado eficientemente correto se:

Alternativas
Comentários
  • MECANISMOS DE CONTROLEA discussão do conceito de mecanismos de controle se insere no contexto dos aspectos relativos a questões tanto estruturais, que envolvem a regulação formal das relações, como dos aspectos processuais de cooperação, coordenação de conflitos e adaptações. Os mecanismos de controle constituem elemento instrumental das estruturas e processos de governança das relações de cooperação em alianças entre empresas.BASES PARA O CONTROLEOs estudos relativos ao fenômeno de controle têm sua origem na estrutura interna das organizações, em que a ênfase está relacionada com a ação das organizações sobre os indivíduos que as compõem. APLICAÇÃO DO CONTROLE:Pode tanto ser aplicado em indivíduos como em unidades organizacionais e organizações. Na moderna teoria organizacional, o controle é visto como mecanismo de implementação estratégica, que pressupõe que a organização deve regular e certificar-se de que interesses divergentes não interfiram nas metas e estratégias da organização. MECANISMOS DE CONTROLE COMPORTAMENTAL: Visam garantir que interesses individuais sejam minimizados. PERSPECTIVAS MODERNAS DE CONTROLE:PRIMEIRA TEORIA:Lida com a avaliação de desempenho e retorno. Esta abordagem tem muito em comum com o modelo cibernético da Teoria Geral de Sistemas. SEGUNDA TEORIA:A segunda abordagem, conhecida como teoria de agência, foi desenvolvida recentemente no contexto de comportamentos econômicos e contábeis. Esta visão focaliza o controle do comportamento de gerentes via contratos desenhados para encorajar gerentes a servir aos interesses dos proprietários da organização. TERCEIRA TEORIA:Compara mercados, burocracias e clãs, como formas alternativas de controle organizacional, e levanta o aspecto de adoção da cultura como mecanismo de controle.Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552007000300010&script=sci_arttext
  • Letra B

    Tranquilo... veja que por eliminação dava pra ter acertado...
  •  
    a)   INCORRETA. Um eficiente mecanismo de controle, na sua essência, visa identificar desvios, tantos positivos quantos negativos, que servirão de base para eventuais ações preventivas e/ou corretivas. Não possui caráter essencialmente repressor.
    b)   CORRETA. Um eficiente mecanismo de controle não mede somente desvios negativos  mas, também, desvios positivos, indicando resultados acima do planejado.
    c)   INCORRETA. Se o controle supera o custo do objeto controlado significa que está se gastando mais para controlar do que para fazer algo.
    d)   INCORRETA. A amostragem é mais barata do que censo, logo, deve ser preferida. 
    e)   INCORRETA. Os padrões monetários são importantes porém não devem ser únicos. Para a área de produção, por exemplo, o controle físico (estoque mínimo) de um item crítico pode ser mais importante que o valor monetário.
      
  • Bom dia Giiiiii =)
  • Letra B.

    Permitir a verificação de desvios positivos.

  • Alternativa A. Errado. O controle pode ser preventivo, concomitante ou repressivo. Em geral, o controle preventivo é mais eficiente.

    Alternativa B. Correto. Um bom mecanismo de controle deve ser capaz de identificar desvios positivos e negativos.

    Alternativa C. Errado. A implantação de um controle depende de uma análise crítica de custo x benefício. O controle deve gerar um benefício maior que o custo de sua implantação.

    Alternativa D. Errado. Controle censitário é aquele realizado em todos os indivíduos de um universo de análise. O controle por amostragem é aquele realizado por meio de uma amostra do universo sob análise. O controle censitário consome mais recursos (mais caro), por isso será menos eficiente se for possível adotar um controle por amostragem.

    Alternativa E. Errado.   Não existe regra absoluta para a definição dos padrões de desempenho. Depende muito do que se esperar alcançar (objetivo).

    Gabarito: B