A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública, e falando sobre o gerencial, vejamos qual das alternativas faz uma afirmativa correta.
A - incorreta. O modelo patrimonialista admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos.
B - correta. O modelo gerencial representa um avanço, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, o que não significa, porém, negação a todos os princípios burocráticos. Pelo contrário, o modelo gerencial apoia-se, até certo ponto, no modelo anterior, dela conservando alguns princípios fundamentais, como a admissão de pessoal segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença precípua entre um modelo e outro reside na forma de controle, que deixa de cair sobre os processos e passa a recair nos resultados.
No modelo gerencial, a estratégia é direcionada para definição precisa dos objetivos que o administrador deverá obter em sua unidade. Numa estrutura gerencial, a descentralização e a redução de níveis hierárquicos tornam-se essenciais, além, é claro, da garantia de autonomia que o gestor recebe para gerir os recursos humanos, materiais, financeiros e quaisquer outros que forem colocados à sua disposição; adicionado a isso, existe também a prática da competição administrativa no interior do próprio Estado, sempre que for possível estabelecer concorrência entre unidades internas.
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado afirma que a administração gerencial configura um rompimento com a administração burocrática, afirma também que, em muitos pontos, não se diferencia dela. E é verdade, rompe com o que é contrário e não se diferencia dos pontos com os quais concorda.
C - incorreta. Vide alternativa "B"
D - incorreta. A burocracia é orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal.
E - incorreta. A burocracia caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
Tendo os pontos acima como referência, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.