a) Realmente o Programa Nacional de Desburocratização, conduzido em 1979, foi pioneiro em sua concepção social e política. Os focos eram não só o enxugamento da máquina estatal, mas também o atendimento às demandas sociais dos cidadãos. A alternativa está correta.
b) Como vimos, a Reforma Administrativa de 1967, ao privilegiar a administração indireta em detrimento da direta, provocou uma cisão (ou “aumentou o fosso) entre elas. A alternativa está errada.
c) A Reforma da década de 1990, revestida de certo aspecto neoliberal, visava a posicionar o Estado como agente regulador / fiscalizador, e não como responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social. A alternativa está errada.
d) Foi na Reforma Gerencial de 1995, concebida pelo Pdrae, que o modelo conceitual encontra-se apoiado nas dimensões formas de propriedade (especificamente pública estatal e pública não-estatal), tipos de administração pública e níveis de atuação do Estado. A Reforma Burocrática de 1936 tem por base o modelo weberiano, marcado pela racionalidade, pela impessoalidade e pelo controle dos processos. A alternativa está errada.
e) A alternativa, na realidade, refere-se à Reforma Burocrática da década de 1930, concebida na Era Vargas. Está, portanto, errada.
Resposta: A.
PROFESSOR RENATO FENILI
Gabarito letra A (CORRETO)
a) ao privilegiar o usuário do serviço público, o Programa Nacional de Desburocratização marcou pelo ineditismo, já que nenhum outro antes dele fora dotado de caráter social e político.
JUSTIFICATIVA: O Programa Nacional de Desburocratização foi instituído através do Decreto nº 83.740/1979 e visava ao aumento na eficiência e à economia de recursos, por meio da melhoria dos processos administrativos; além de atender às demandas do cidadão e conter a expansão da Administração indireta. (in: Paludo, Augustinho. "Administração Pública", p. 91)
(A) CORRETO. "Diferentemente dos outros programas, o da desburocratização privilegiava o usuário do serviço público. Daí o seu ineditismo, porque nenhum outro programa antes era dotado de caráter social e político. Mas, ele também incluía entre seus objetivos o enxugamento da máquina estatal, já que recomendava a eliminação de órgãos pouco úteis ou cuidava para impedir a proliferação de entidades com tarefas pouco definidas ou já desempenhadas em outras instituições da administração direta e indireta” (COSTA, 2008, p. 25)
(B) INCORRETO. Por um lado, não ocorreu a profissionalização de todo o serviço público. Por outro, não houve uma redução do fosso entre a Administração Direta e a Indireta, mas sim o contrário.
(C)INCORRETO. No fundo, a reforma dos anos 90 visou uma revisão do modelo de atuação do Estado, com a redução de seu papel como responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social.
(D)INCORRETO. Na verdade, estas três dimensões fazem parte da reforma do aparelho do Estado nos anos 90.
(E)INCORRETO. Tais mudanças apenas se deram ao longo do governo de Getúlio Vargas, o qual assumiu o poder com a Revolução de 1930, ou seja, após a República Velha (1889-1930). Dentre estas mudanças, merece destaque a criação de Dasp, em 1938 (há quem considere o ano de 1936 como o marco fundamental de sua criação).
GABARITO: LETRA A
FONTES:
(1) “Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas”, por Frederico Lustosa da Costa. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n5/a03v42n5.pdf