SóProvas


ID
47479
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O pensamento econômico foi construído com a contribuição de inúmeros autores, que tiveram seus nomes associados às teorias que defenderam e a determinadas formas de relação entre Estado e atividade econômica. A seguir, são citados cinco autores, as questões às quais seus nomes são associados e ao papel que atribuíam ao Estado. Apenas uma série é correta.

Alternativas
Comentários
  • Adam Smith é pai do liberalismo, então intervencionismo não pode combinar com ele.
  • a)ERRADA! Adam Smith foi um dos primeiros autores a defender que o mercado deve regular as relações entre as pessoas e não o Estado tal como Thomas Hobbes e Locke. Nada de intervencionismo.
    b)ERRADA! Apesar de as teorias de controle de natalidade serem inspiradas em Malthus, até onde eu sei ele não diz que o Estado deva intervir.
    c)ERRADA! A teoria de marxiana nada tem haver com melhoria do bem-estar ou se o Estado deve ou não intervir na economia. A questão central de Marx é a perenidade do capitalismo e sua condição estrutural de gerar desigualdade, desemprego e crise.
    d)ERRADA! Keynes nada tem haver com TQM, pois esta pressupõe neutralidade da moeda. Uma das principais contribuições de Keynes é a capacidade da moeda de alterar variáveis reais como o nível de emprego.
    e)CORRETA! Schumpeter é conhecido pela sua tese de que a economia se move em ciclos, ou ondas de inovação, que ao mesmo tempo criam novas maneiras e mais eficientes de produzir e "destroem" toda a estrutura anterior a esta revolução tecnológica. Ele também tinha uma posição extremamente liberal: Dizia que em períodos de crise não se deve tentar salvar bancos ou empresas, mas sim deixa-los quebrar, pois este capital seria "ruim" ou "mal formado" e deveria dar lugar a novas empresas, mais saudáveis. intervir e tentar salvar a economia só posterga o problema, não resolve, segundo Schumpeter.