SóProvas


ID
474820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a Instrução Normativa n.º 1-SFC/2001, técnica de auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais  devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para a conclusão dos trabalhos. Acerca das técnicas e  procedimentos de  auditoria, julgue o  item  a seguir.

Evidência é toda prova obtida pelo auditor, em decorrência da aplicação de procedimentos de auditoria, para demonstrar se os critérios identificados na fase de planejamento estão sendo ou não atendidos, sendo classificada como analítica, física, documental ou testemunhal.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    O Manual de Auditoria Operacional do TCU descreve as evidências como sendo informações obtidas durante a auditoria e usadas para fundamentar os achados. O conjunto de achados, por sua vez, irá respaldar as conclusões do trabalho. A obtenção de evidência de diferentes fontes e de diversas naturezas fortalecerá as conclusões do auditor.

     

    Embora possa existir outras classificações, normalmente as evidências são classificadas em quatro tipos:

     

    a) Física - observação de pessoas, locais ou eventos. Pode ser obtida por meio de fotografias, vídeos, mapas, e costumam causar grande impacto. A fotografia de uma situação insalubre ou insegura, por exemplo, pode ser mais convincente que uma longa descrição.

    b) Documental - é o tipo mais comum de evidência. Pode estar disponível em meio físico ou eletrônico. É obtida de informações já existentes, tais como ofícios, memorandos, correspondências, contratos, extratos, relatórios. É necessário avaliar a confiabilidade e a relevância dessas informações com relação aos objetivos da auditoria.

    c) Testemunhal - obtida por meio de entrevistas, grupos focais, questionários. Para que a informação testemunhal possa ser considerada evidência, e não apenas contextualização, é preciso corroborá-la, por meio de confirmação por escrito do entrevistado ou existência de múltiplas fontes que confirmem os fatos.

    d) Analítica - obtida por meio de análises, comparações e interpretações de dados e informações já existentes. Este trabalho pode envolver análise
    de taxas, padrões e tendências, normalmente por meio de processamento computacional. É o tipo de evidência mais difícil de se obter.

     

     

    Fonte: Estratégia Concursos

     

     

    "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Jesus Cristo

  • Certo

    Evidência física - é obtida pela inspeção física ou observação, geralmente é uma das mais confiáveis e persuasivas, decorre da existência física de elemento patrimonial (inspeção física) ou atividade (observação).

    Evidência documental - é obtida pela análise de documentos, contratos, notas fiscais, recibos, extratos bancários e outros são geradas pela análise de um processo do cliente, documentado por escrito ou digitalmente. A evidência fornecida por um terceiro é mais confiável que a documental gerada dentro da entidade auditada.

    Evidência testemunhal - obtida por meio de entrevistas a funcionários e à administração, ou terceiros. As entrevistas são uma boa fonte de evidências, contudo o auditor não deve deixar de considerar sua integridade da administração e o risco do negócio do cliente.

    Evidência analítica - colhida por meio de recálculo e reprocessamento de transações pelo auditor, comparações etc.