SóProvas


ID
47602
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Complete o trecho com a opção que respeita a coerência e a progressão das ideias, sem incorrer em contradição e redundância.

A pobreza absoluta que vitima parcela expressiva da população como também o baixo grau de severidade da punição característica da legislação penal brasileira não são fatores sufi cientes para explicar os elevados níveis de roubos e homicídios que caracterizam nosso cotidiano. Parcela importante do problema reside_______________ ______________________________________________

(Luis Flávio Sapori, Correio Braziliense, 16/1/2009, 17.)

Alternativas
Comentários
  • são fatores sufi cientes para explicar os elevados níveis de roubos e homicídios que caracterizam nosso cotidiano. Parcela importante do problema reside
    resposta :na ausência de uma política de segurança pública que reforce a operacionalidade das polícias, da justiça e do sistema prisional.





  • Letra d correta.

    Todas as outras alternativas falam de assuntos relacionados à pobreza e/ou à deficiência punitiva do ordenamento jurídico penal brasileiro, os quais foram mencionados no trecho da questão e, assim, implicariam redundância.
  • LETRA D.

    d) Certa. O autor analisa a realidade a partir de dois elementos: pobreza absoluta que vitima parcela expressiva da população e baixo grau de severidade da punição característica da legislação penal brasileira. O trecho que completa corretamente o texto não deve ser igual às causas já apresentadas nele. 

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti

  • No texto, o autor dispõe um problema, que são os “elevados níveis de roubos e homicídios que caracterizam nosso cotidiano”.

    Além disso, o autor cita duas causas para esse problema: 1.a pobreza absoluta de parte da população; e 2.o baixo grau de severidade da punição prevista na legislação brasileira.

    Além disso, o autor aponta que essas causas não são suficientes para explicar os elevados níveis de roubos.

    Na lacuna deixada, o candidato deve escolher uma terceira causa, diferente das duas anteriores, pois, caso contrário, o texto será afetado pela redundância.

    Isso é perceptível no item “d”, que dispõe sobre as políticas de segurança pública, que tem a ver com políticas públicas.