-
Extremamente mal formulada esta questão. O gabarito aponta a letra B:"Com o título A política como loucura, Emilio Rossi escreveu um livro saboroso, a partir de um fragmento de Pascal." Porém o título do livro de Emilio Rossi não é "A política como loucura", e sim o título do artigo escrito pelo autor da matéria: (Rubem Azevedo Lima, A política como loucura, Correio Braziliense, 12/1/2009, 12.)Questão completamente fora do cabo....
-
Emilio Rossi, morto há um mês, escreveu livro saboroso, com o título deste artigo....A questão procede sim amigo...pois o título do artigo escrito pelo Rubem é exatamente esteSujeito é "Emílio.."Predicado é "escreveu um livro a partir de fragmento...."
-
Assinale a opção que apresenta período construído com os núcleos do sujeito e do predicado da oração principal do período transcrito a seguir.
"[...],o velho jornalista e também filósofo italiano Emílio Rossi, morto há um mês, escreveu livro saboroso[...]" - Núcleos sublinhados da oração principal
B) Com o título A política como loucura, Emilio Rossi escreveu um livro saboroso, a partir de um fragmento de Pascal.
Simples, só teria que ficar atento em separar qual era a oração principal do texto transcrito.A banca não pediu nenhuma coesão com o texto, apenas um período que fosse construído pelos núcleos do sujeito e predicado da oração principal.
-
Alguém poderia dizer o porque da alternativa "C" estar errada?
-
Porque não tem em sua construção o núcleo do predicativo "livro saboroso" da oração principal do enunciado, como pede a questão.
-
Segundo a gramática de Fernando Pestana
"o verbo de ligação relaciona o sujeito ao seu predicativo (atributo que indica estado, qualidade ou condição do sujeito). Os verbos de ligação não indicam ação alguma por parte do sujeito, por isso são tradicionalmente “vazios” de significado, indicando apenas estado, e por isso o núcleo do predicado, somente neste caso, não é o verbo, mas sim o predicativo".
Ou seja, apenas para corrigir o comentário do Diego Hilário (que nos concordo nos outros pontos citados), o núcleo do predicado nesse caso é o verbo "escreveu", e não a expressão "livro saboroso", como foi citado.
-
R: "[...],o velho jornalista e também filósofo italiano Emílio Rossi(núcleo do suj) escreveu(núcleo verbal) livro saboroso(núcleo nominal)[...]". A oração principal tem um predicado verbo nominal, com 2 núcleos. a) errada. Não tem o núcleo do sujeito nem os do predicado. b) certa. Tem os 3 núcleos. c) errada. Não tem os núcleos do predicado. d) errada. Não tem nenhum. e) errada. Não tem os núcleos do predicado. Letra B.
-
Questão cretina e que caberia recurso facilmente, visto a alternativa C estar também correta.
A alternativa diz: "c) Jornalista e fi lósofo, Emilio Rossi morreu em dezembro de 2008."
Ao ler os dados da matéria, vemos que ela foi publicada em janeiro de 2009. No texto é explicado que " o velho jornalista e também filósofo italiano Emilio Rossi, morto há um mês (...)".
Ora, se a matéria foi publicada em janeiro de 2009 e o jornalista morreu um mês antes, ele logicamente morreu em dezembro de 2008.
Só para comprovar, bastaria uma pesquisa rápida na internet.
" Emilio Rossi (Genova, 11 aprile 1923 – Roma, 4 dicembre 2008) è stato un giornalista italiano. Dopo la riforma legislativa del 1975 divenne il primo direttore del TG1."
https://it.wikipedia.org/wiki/Emilio_Rossi
-
fiquei entre a letra B e a D, porque ambas tem predicado do objeto, mas nao sei qual delas esta certa. Sera que ele quer que esteja correto com a frase acima?