-
Gabarito: E
Errei a questão. Alguém poderia comentar o gabarito? Se o fizer, por favor me avise. Obrigado.
-
o nordeste é que não chove , e não o cerrado
-
É isso aí.... A definição da questão refere-se ao cerrado o qual tem como característica marcante
o verão chuvoso e inverno seco...
-
questão mal elaborada, pois no nordeste ocorre essa caracteristica!!
-
As regiões do Brasil pouco favorecidas pela precipitação pluvial anual são aquelas que apresentam arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.
Em negrito -> semiário - caatinga
Sublinhado -> características do cerrado
Cerrado -> "A formação da vegetação de cerrado deve-se à
alternância de períodos chuvosos e secos, respectivamente no verão e no
inverno."
-
O domínio a qual o texto relaciona é o domínio de pradarias ou camos, neste caso os Pampas....
-
Questão mal elaborada, pois o Cerrado incluí-se nas regiões do Brasil pouco favorecida pela precipitação. Este fato é constatado na característica fitofisionomica da sua vegeteção como bem expõe a questão. Regiões favorecidas pela precipitação possui vegetação densa, heterogêne, latifoliada e arbórea.
O Cerrado e a Caatinga estão localizados nas áras menos privilegiadas pela precipitação.
-
Errado !
Está se referindo à vegetação do serrado.
Menores Índices pluviométricos ocorrem na caatinga, vegetabilidade ligada ao meio semiárido.
-
Pelo que sei, o cerrado prevalece em áreas de pouca precipitação anual, parece que quem elaborou essa prova nunca colocou os pés p fora de uma cidade. Teoricão, bitola.
-
As características citadas referem-se ao cerrado: arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.
Influenciada pelo clima semiárido, é na caatinga, porém, que estão as regiões menos favorecidas pela precipitação pluvial anual.
Resposta: Errado
-
Fonte: estratégia concursos
Tanto no cerrado, como na caatinga, a vegetação apresenta arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas. O cerrado não é pouco favorecido pela precipitação fluvial. Não é uma quantidade anual de chuvas abundantes. Mas pouco favorecido não é. Tanto que nele é praticada a cultura de grãos em grande escala, no que atualmente denomina-se o “celeiro do Brasil”. A questão se refere a “regiões do Brasil”. A única região pouco favorecida pelas chuvas é o Nordeste, em grande parte, mas não na sua totalidade. O litoral nordestino, a porção maranhense da Amazônia e porções do cerrado nordestino recebem, no mínimo, uma quantidade razoável de chuvas por ano. Os menores índices pluviométricos ocorrem na caatinga, vegetação associada ao clima semiárido, e não ao Nordeste ou outra região brasileira, eis mais um erro da questão.