SóProvas


ID
47827
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à Dívida Pública, Défi cit Público e Necessidade de Financiamento do Setor Público, identifi que a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Não fazem parte do cálculo do déficit primário as receitas de aplicações financeiras,nem as despesas com amortização, juros e encargos da dívida, bem como as despesas com concessão de empréstimos. Portanto, essa alternativa está errada na parte que se refere a “receitas totais e os gastos totais”.Resultado Primário: mede o desempenho fiscal do Governo no período, representando a diferença entre a arrecadação de impostos, taxas, contribuições e outras receitas inerentes à função arrecadadora do Estado - excluindo-se as receitas de aplicações financeiras - e as despesas orçamentárias do Governo no período, excluindo-se as despesas com amortização, juros e encargos da dívida, bem como as despesas com concessão de empréstimos.Fontes primárias: receitas que não implicam aumento do endividamento ou reduçãodos ativos do Governo.Resumidamente, o resultado primário avalia se o Governo está respeitando seuslimites orçamentários. Ele demonstra se a gestão fiscal está atuando no sentido de reduzir ou elevar o endividamento do setor público.
  • o resultado operacional é a diferenca entre receitas correntes(receitas totais) e despesas totais, conceito explicitado na asseertiva B.TEndo o resultado operacional, retiramos o efeito da inflação sobre ativos e receitas, e temos o resultado nominal...por isso a alternativa b é falsa, o melhor indicador a ser usado quando há inflação elevada é o resultado operacional.
  • b) A diferença entre as receitas totais e os gastos totais é chamada de resultado NOMINAL, pelo conceito "acima da linha". É uma grande atecnia usar déficit ao invés de resultado. O resultado pode ser positivo (superávit) ou negativo (déficit). O resultado primário é a diferença entre as receitas não-financeiras e as despesas não-financeiras. O resultado operacional é o resultado nominal em valores reais, sem o efeito da inflação.
  • Resposta: Opção (b)

    Verificando a estrutura abaixo fica fácil perceber o erro da questão:

    RESULTADOS PÚBLICOS:

    (+) Receitas não financeiras
    (- ) Despesas não financeiras
    (=) Resultado Primário
    (- ) Juros reais da dívida pública (interna e externa)
    (=) Resultado Operacional
    (- ) Correção monetária e cambial da dívida pública
    (=) Resultado Nominal

    Observa-se que a definição apresentada pela questão  "diferença entre as receitas totais e os gastos totais"  refere-se ao Resultado Nominal e não ao Resultado Primário.

    Relembrando os conceitos "Acima da linha" x "Abaixo da linha":
    As estatísticas fiscais desagregadas, que apresentam as variáveis de receita e despesa, são chamadas "acima da linha", enquanto que a variável que mede apenas a dimensão do desequilíbrio através da variação do endividamento público - sem que se saiba ao certo se este mudou por motivos ligados à receita ou à despesa -, é denominada estatística "abaixo da linha".

    No Brasil, as NSFP - Necessidades de Financiamento do Setor Público - são medidas abaixo da linha, a partir das alterações no valor o endividamento público. As autoridades, mesmo não tendo ciência certa das receitas e despesas dos Estados e Municípios, bem como das empresas destes,  acompanham a evolução dessas unidades junto ao sistema financeiro público e privado. Daí porque se sabe o valor do resultado "abaixo da linha", mesmo não se conhecendo os seus dados "acima da linha".

    Fonte: GIAMBIAGI, Fabio e ALÉM, Claudia. Finanças Públicas - Teoria e Prática no Brasil