SóProvas


ID
478513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que concerne às relações internacionais contemporâneas e aos
temas de segurança de Estado, julgue os itens que se seguem.

As fronteiras contemporâneas, cada vez menos porosas, exigem atenção moderada no campo da defesa nacional.

Alternativas
Comentários
  • Tamanho e diversidade do país são desafios para segurança nas fronteiras, avalia Dilma

    O plano, coordenado pelos ministérios da Justiça e da Defesa, envolve ações da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas. A iniciativa visa a fortalecer as ações de controle nas fronteiras.

    - O tamanho do Brasil e a diversidade da nossa geografia são os grandes desafios para a segurança na fronteira brasileira. São quase 17 mil quilômetros de extensão. E, para cada região, precisamos ter estratégias diferentes - avaliou Dilma.

    A repressão à entrada de drogas e armas em território brasileiro é uma das principais frentes do plano e, segundo Dilma, complementa outras ações da política de segurança pública do governo.

    A frase correta seria: "As fronteiras contemporâneas, cada vez mais porosas, exigem maior atenção no campo da defesa nacional."



    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/politica/tamanho-diversidade-do-pais-sao-desafios-para-seguranca-nas-fronteiras-avalia-dilma-2711729#ixzz1hUKaXedY 
    © 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
  • Penso que o erro primordial da questão está em afirmar que, nos tempos atuais, as fronteiras entre os países estão 'menos porosas'. O fenômeno da globalização está aí para mostrar que não; as nações vêm sofrendo cada vez mais interferências e influências umas das outras, em todos os campos possíveis (economia, cultura, produção, etc.). 
  • Para mim o erro ficou mesmo na atenção moderada, acho que o correto é uma atenção prioritária e não moderada.

    Que Deus nos abencoe sempre.
  • Concordo com Ricardo!

    Não me parece que a fronteira tenham ficado mais porosas ao longo do tempo, a dimensão  dela continua a mesma e o governo tem aumentado o controle nas regiões de fronteira ano a ano. Aumento de controle significa maior dificuldade de acesso logo menos porosidade. Assim, também acredito que o erro está na "atenção MODERADA".

    Bom, mas o sentido de poroso pode ser amplo, e de repente o examinador entende que o aumento de tentativas ou da necessidade de cruzar a fonteira significa aumento de porosidade.

    Vale a discussão.

    Bons estudos!
  • AO MEU VER , É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO E VER COMO ESTAMOS NO CENÁRIO ATUAL, DIZER QUE : AS FRONTEIRAS CONTEMPORANEAS ESTAO MENOS POROSAS, IMPLICA DIZER, QUE O BRASIL CONTROLA EFICAZMENTE A ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO BRASIL, E NOS SABEMOS QUE O BRASIL TEM POUCA BUROCRACIA, CHEIO DE COLOMBIANO EMPRESTANDO DINHEIRO PRO POVO, CHINESES VENDENDO BUGINGANGAS NOS CENTROS URBANOS E PASTEL KKKKK, AGORA VA QUERER SAIR DAQUI PARA IR PROS EUA O PROTOCOLO QUE É. ATÉ A RENDA ELES EXIGEM , PERGUNTAM QUANTO TEMPO VAI FICAR ,ENFIM KKK.