SóProvas


ID
47854
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A realidade que surge da atuação do Estado moderno exige a adoção de novos enfoques de avaliação orçamentária do setor público. A avaliação também é instrumento de promoção do aperfeiçoamento dos processos relacionados à gestão de recursos humanos, fi nanceiros e materiais utilizados na execução dos programas. Uma das opções abaixo é incorreta. Identifi que-a.

Alternativas
Comentários
  • Análise da eficiência - busca considerar os resultados em face dos recursos disponíveis. Busca-se representar as realizações em índices e indicadores, para possibilitar comparação com parâmteros técnicos de desempenho e com padrões já alcançados anteriormente. Tais medidas demonstram a maior ou menor capacidade de concumir recursos escassos, disponíveis para a realizãção de uma terefa determinada.

    Análise da eficácia - procura considerar o grau em que os objetivos e as finalidades do progresso são alcançados dentro da programação de realizações governamentais.

    Tanto a análise da eficácia como da eficiência são possiblitadas pelas formas modernas de estruturação dos orçamentos. A classificação por programas, projetos e atividades e a explicação de metas físicas orçamentárias viabilizam os testes de eficácia, enquanto a incorporação de custos, estimativos (no orçamento) e efetivos (na execução), auxilia as avaliações de eficiência. (aqui está o erro da questão).

    Efetividade - é a relação entre os resultados e o objetivo. É a medida do impacto ou do grau de alcance dos objetivos.


  • Gabarito E.

     e) A incorporação de custos, estimativos (no orçamento) e efetivos (na execução), auxilia as avaliações da eficácia. (eficiência)

  • EFICÁCIA= SE CONCLUIU O OBJETIVO, FOCO NO RESULTADO
    EFICIÊNCIA= SE UTILIZOU COM ECONOMICIDADE OS RECURSOS PARA ATINGIR O OBJETIVO FOCO NO PROCESSO.
  • a) Correta. O teste da eficiência na avaliação das ações govenamentais busca considerar os resultados em face dos recursos disponíveis.


    b) Correta. A efetividade mede o grau de atingimento dos objetivos relacionado à variação alcançada dos indicadores, visualizando se o programa foi  capaz ou não de transformar uma realidade.


    c)  Correta. A avaliação da eficácia procura considerar o grau em que os objetivos e as finalidades do progresso foram alcançados dentro da programação  de realizações governamentais. Visa, especificamente, à consecução dos objetivo colocados pelo governo em cada progroma ou atividade.


    d) Correta. Na análise da eficiência busca-se representar as ralizações em índices e indicadores, para possibilitar a comparação com parâmentros técnicos de desempenho e com padrões já alcançados anteriormente.


    e) Incorreta. A classificação por programas, projetos e atividades e a explicitação das metas físicas orçamentárias viabilizam os testes de eficácia, enquanto a incorporação de custos, estimativos (no orçamento) e efeito (na execução), auxilia as avaliações de eficiência.


    Fonte: Prof. Sérgio Mendes