SóProvas


ID
482287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal Militar

Acerca dos fundamentos de direito penal militar e de direito
processual penal militar, julgue os itens de 21 a 30.

Caso o comandante de determinado batalhão de polícia militar presencie um crime de natureza militar praticado por um policial militar hierarquicamente inferior a ele, caberá a esse comandante determinar a prisão em flagrante do policial criminoso, podendo lavrar o respectivo auto de prisão em flagrante e determinar, se necessário, a incomunicabilidade do indiciado pelo prazo máximo de seis dias.

Alternativas
Comentários
  • INCOMUNICABILIDADE DO INDICIADO. PRAZO.

     CPPM Art. 17. O encarregado do inquérito poderá manter incomunicável o indiciado, que estiver legalmente prêso, por três dias no máximo.


    OBS.: esse artigo não foi recepcionado pela CRFB, pois o seu art. 136 §6º IV veda a incomunicabilidade até mesmo durante o estado de desesa.


    Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.


    § 3º - Na vigência do estado de defesa:

    I - a prisão por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, será por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxará, se não for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito à autoridade policial;

    II - a comunicação será acompanhada de declaração, pela autoridade, do estado físico e mental do detido no momento de sua autuação;

    III - a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário;

    IV - é vedada a incomunicabilidade do preso.

  • SERÁ QUE SERIA UMA HIPÓTESE ABSOLUTA??

  • Ademais, a incomunicabilidade seria, em tese, inconstitucional

    Abraços

  • Frente a dinâmica da Constituição de 1988 não estabelecer incomunicabilidade inclusive nos mecanismos de estabilização constitucional (Estado de Sítio, Estado de Defesa e Intervenção Federal), a norma processual, seja comum seja militar, que estabeleça incomunicabilidade do agente resta inconstitucional, não sendo recepcionada pela CF.

  • Só um adendo ao comentário do colega VIEIRA A+,

    caso a questão peça De acordo com CPPM, marque a questão conforme o código:

      Incomunicabilidade do indiciado. Prazo.       

     Art. 17. O encarregado do inquérito poderá manter incomunicável o indiciado, que estiver legalmente prêso, por três dias no máximo.

  • Tenham em mente dois detalhes quanto a incomunicabilidade do preso.

    1° se a questão pedir conforme a constituiçãoFederal, a incomunicabilidade é verdada. Inconstitucional

    2° se a questão pedir com base no CPPM é possível a incomunicabilidade Por 3 dias.

    Percebe-se que a incomunicabilidade do preso previsto no CPPM não foi recepcionado pela CF, mas, atente-se no que a alternativa pede.

    Bons estudos.

    @vouser_oficial

  • .....................>>>>>> Bizu <<<<<<..................

    se a questão pedir conforme a constituiçãoFederal, a incomunicabilidade é verdada. Inconstituciona

    se a questão pedir com base no CPPM é possível a incomunicabilidade Por 3 dias.

    Gab E