-
GABARITO: LETRA B
I. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que facilita a comunicação das metas e estratégias organizacionais.
II. Apenas após o término da execução de todas as atividades, a equipe deve buscar identificar as partes interessadas do projeto.
-
A questão versou sobre planejamento estratégico e gestão de projetos.
I. CERTO. "O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que facilita a comunicação das metas e estratégias organizacionais".
O Balanced Scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)
Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes. A utilização de mapas estratégicos tornam a comunicação dos objetivos e metas estabelecidas no BSC mais fácil.
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)
II. ERRADO. "Apenas após o término da execução de todas as atividades, a equipe deve buscar identificar as partes interessadas do projeto".
As partes interessadas internas e externas (Stakeholders) devem ser previamente identificados em um projeto para tornar mais fácil a avaliação de riscos, alinhamento de requisitos, além de auxiliar na delimitação do projeto em si.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B
-
Analisando cada afirmativa, separadamente, temos que;
I. (VERDADEIRA): Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).
O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.
A primeira perspectiva aborda-se questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos. A segunda perspectiva aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes. A terceira perspectiva, Processos Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc. A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.
II. (FALSA): A afirmativa em si torna-se falsa ao afirmar que “Apenas" após o término da execução de todas as atividades, a equipe deve buscar identificar as partes interessadas do projeto. Onde na verdade as partes devem ser identificadas previamente.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
Parabéns!! Excelente explicação. Já decorei quando as paroxítonas são acentuadas. NUMPSLEIRUSXÃO