SóProvas


ID
48268
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No período de 1968 a 1973, conhecido como fase do "milagre", a economia brasileira apresentou taxas elevadas de crescimento real do PIB, mas a tendência de aumento da inflação foi contida. Para tal, um fator importante foi a(o)

Alternativas
Comentários
  • (A) capacidade ociosa da economia >> CORRETO. Houve capacidade ociosa não pq a economia estava em crise (q é quando normalmente se tem capacidade ociosa na economia), mas pq em função do elevado investimento em capacidade produtiva, nunca se chegou a um ponto de estrangulamento da produção por falta de capacidade ociosa.(B) a contenção da demanda se dá através de uma política monetária RESTRITIVA.(C) primeiro, quiseram fazer o bolo crescer (aumentar o PIB/a renda) para depois distribuí-lo (a tal da redistribuição da renda para as classes de menor poder aquisitivo). Em tese, pq na prática, os dois choques do petróleo e a crise da dívida dos anos 1980's não permitiram chegar a esse estágio.(D) uma desvalorização cambial contribui para a contenção da inflação, mas não houve isso na época do milagre (houve no início da década de 1980).(E) na época, a expansão da economia se dava internamente. O crescimento mais vigoroso das exportações (para pagar os juros da dívida externa) começou no início da década de 1980.
  • Não concordo com o argumento feito à alternativa (D) no comentário anterior! Quando tratamos de desvalorização cambial, nos referimos a perca de valor de nossa moeda frente à uma moeda estrangeira mais forte (geralmente o Dólar estadunidense). Quando isso acontece, as importações ficam mais caras em moeda nacional. Portanto não é possível argumentar que isso ajuda a frear a inflação, pois a alta no preço dos importados pode contribuir para pressionar para cima os preços internos. A guisa de comparação, pode ser citada a experiência do Plano Real, onde um dos principais mecanismos de controle da inflação, foi justamente a "Ancôra Cambial" que valorizava a nossa moeda frente ao Dólar, barateando deste modo os importados e contribuindo para o controle inflacionário!
  • Nosso amigo Rodrigo se enganou na explicação da letra D. A desvalorização cambial atrapalha a contenção da inflação. Como ela promove as exportações, eleva a renda nacional e se torna em mais um componente de pressão sobre a escalada dos preços. Por isso a letra D está incorreta.


  • CORRETA LETRA A:

    Questão interessante a ser questionado num futuro CACD.

    Capacidade ociosa: Diferença entre o volume efetivo de produção e o que seria possível produzir com a capacidade instalada. Deste modo, a capacidade ociosa representa o quanto esta empresa poderia estar produzindo a mais para atingir sua capacidade de produção.
    Ou seja, na questão, quanto a economia teria capacidade de crescer.

    Caso fosse não-ociosa, o crescimento já estaria saturado, não haveria tanta capacadidade de desenvolver, logos as políticas governamentais estariam nm âmbito de desvalorização.
  • A desvalorização cambial é ruim para o controle da inflação. E houve desvalorização cambial nesse período, foram adotadas políticas de minidesvalorizações cambiais a partir de 68. Porém as defasagens entre as correções cambiais e a inflação evitaram que o câmbio se tornasse uma fonte autônoma de pressão inflacionária. Ou seja, o câmbio estava sobre valorizado.

    Causas que ajudaram a conter o aumento da inflação no período:
    - capacidade ociosa da economia, herdada de uma período de fraco crescimento
    - controle direto do governo sobre preços industriais e juros
    - política salarial
    - política agrícola
  • O crescimento do PIB foi possível gaças às reforms institucionais do PAEG (período pré-milagre que provocou alterações profundas no quadro institucional da Economia Brasileira, adaptando-se às necessidades de uma economia industrial) e à recessão do período anterior, que geraram uma capacidade ociosa no setor industrial e as condições necessárias para a retomada da demanda.