SóProvas


ID
48271
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Plano Nacional de Desenvolvimento II (II PND), anunciado em 1974, visou, fundamentalmente, a

Alternativas
Comentários
  • II Plano Nacional de Desenvolvimento - II PND (Governo Ernesto Geisel- 1974 / 1979)Enfatizava a necessidade de expansão das indústri­as de bens de produção, a fim de conseguir uma sólida infra-estrutura econômica para o progresso econômico-­industrial. O Governo assumiu o objetivo de fazer do Bra­sil uma potência mundial emergente. Nesse período, esti­mularam-se grandes obras no setor da mineração (explo­ração do minério de ferro da Serra dos Carajás; extração de bauxita através da ALBRAS e da ALUNORTE), e no setor energético (construção de usinas; ingresso do Brasil na era da energia nuclear marcado pelos acordos feitos com a Alemanha Ocidental para a instalação de oito reatores nucleares no Brasil. Os objetivos do II PND eram audaci­osos, e o País não dispunha de condições internas para custear os gigantescos investimentos planejados pelo Governo.Disponível em:http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1966.html
  • Complementando nossa colega é importante ressaltar que o II PND ocorreu em seguida ao Milagre Econômico iniciado em 68. Durante o Período de 68 a 73 o Brasil cresceu a uma média de 11% ao ano com inflação baixa e equilíbrio nas contas externas. Nesse período o Brasil deu ênfase a produção de Bens Dúráveis e não aos Bens de Capital e Intermediário. Com o passar do tempo ocorreu uma dependência externa por Bens de Capital e Bens Intermediários como "Petroleo.  Ao final de 73 Os países membros da OPEP reduziram a oferta mundial de Petróleo, provocando o aumento de preços. Fato que faz o Brasil decidir por um AJUSTE ESTRUTURAL e redução da dependência externa por esses produtos. É a partir dessa decisão, de aprofundar o processo de substituição de importaçãoes, que nasce o II PND(Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico) de 75 a 79, durante a gestão de Geisel.

  • A produção no setor de bens duráveis crescia a um ritmo mais acelerado que nos setores de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens intermediários (petróleo, fertilizantes, produtos químicos, etc.). Com o passar do tempo, esse desequilíbrio inter-setorial iria gerar um problema de dependência externa. Ou seja, o país, por não ter o setor de bens de produção (de capital e intermediários) suficientemente desenvolvido, dependia da importação desses produtos.
    Um dos objetivos do II PND era o de solucionar o problema de dependência externa decorrente do desequilíbrio inter-setorial. Por isso comportava uma série de investimentos no setor de bens de capital e de bens intermediários.
  • CORRETA ASSERTIVA C:

    O II PND, tinha como objetivo:
    1. Completar o processo de substituições das importações.
    2. Maior autonomia nos inumos básicos
    3. Maior autonomia na indúsria de bens de capital.

    O I PND, de 1966 - formuldo por Roberto Campos, tinha aí objetivo controlar a inflação e reequilibras as finanças.
  • Gabarito: Letra C
    Justificativa: O II PND significou uma alteração completa nas prioridades da industrialização brasileira do período anterior (Milagre econômico). De um padrão baseado no crescimento do setor de bens de consumo duráveis, com alta concentração de renda, a economia deveria passar a crescer com base no setor produtor de meios de produção - bens de capital e insumos básicos.
    O objetivo era alterar a estrutura produtiva brasileira de modo que, a longo prazo, diminuísse a necessidade de importações (pontos de estrangulamento) de insumos básicos de produção e fortalecesse a capacidade de exportar de nossa economia. Assim, após completada essa reestruturação, os problemas da balança de transações correntes estariam superados.
    Bons estudos.