SóProvas


ID
4827199
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. O Psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa, portanto é de fundamental importância que consiga exercê-la com êxito.
II. O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada apenas com propósitos clínicos, portanto não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.
III. O Psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, uma vez que tal exame visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer estimativa de forças e fraquezas do ego e sua capacidade de enfrentamento.
IV. O Psicodiagnóstico tem um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia torna-o decisivo; nesse caso, é desnecessário que o psicólogo fique atento para outras questões, que possam influenciá-lo negativamente no processo.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação psicológica como um todo, incluindo o psicodiagnóstico é uma prática privativa do psicólogo. Portanto, discordo da assertiva 1 quando coloca apenas o psicodiagnóstico.
  • "Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada apenas com propósitos clínicos" o proposito só é clínico??

  • Questão passível de anulação. A avaliação psicológica é que é atividade privativa do psicólogo, não apenas o psicodiagnóstico. A banca usou os termos como sinônimos e está incorreto.

    O Psicodiagnóstico é uma modalidade do processo de avaliação avaliação psicológica, com propósitos clínicos, embora seja usado para subsidiar questões de áreas distintas como a Educação, Desenvolvimento, Hospitalar, Jurídica, entre outras. (Fonte: Hutz, Psicodiagnóstico)

  • Essa questão é toda estranha e foi muito mal vista por mim também, acabei acusando a I e a II como erradas também e me entristeci quando me deparei com fontes confiáveis de referência que embasam tais. Vejamos:

    A assertiva I - Nas palavras de Jurema Alcides Cunha: "O psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa. É pois, de fundamental importância que consiga exercê-la bem" (2000b, p. IX). Embora possa ser praticado com vários objetivos (Cunha, 2000d), a relação mais evidente do psicodiagnóstico é com a psicoterapia.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/vTXWBfdmnybHwQDKCWhMZ6v/?lang=pt

    A assertiva II também está correta, por mais estranha que ela nos pareça, rs. Vejamos:

    Para avançar é importante tomar a especificidade do que se refere à avaliação psicológica e ao que conhecemos como psicodiagnóstico clínico. " A avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico. É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos". (Cunha, 2000, p. 23 - 26). 

    Fonte: http://www.projetos.unijui.edu.br/clinica/informativos/info02_julago_n9_2.html

    O que torna o gabarito C correto.

  • Engraçado que eu fiz uma questão esses dias que dizia que até o Psiquiatra, Neuro e Psicanálistas podiam fazer o Psicodiagnóstico!!! (e a fonte é CUNHA também!!!)

    ######Alguém conseguiu entender???

    *Me dei o trabalho de procurar e achar a "tal questão" ----> Q1624807