SóProvas


ID
48274
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Fundo Social de Emergência (FSE), aprovado em fevereiro de 1994, tinha como objetivo

Alternativas
Comentários
  • EMENDA CONSTITUCIONAL DE REVISÃO Nº 1, DE 1994 A Mesa do Congresso Nacional, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, combinado com o art. 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, promulga a seguinte emenda constitucional: Art. 1º Ficam incluídos os arts. 71, 72 e 73 no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, com a seguinte redação: "Art. 71. Fica instituído, nos exercícios financeiros de 1994 e 1995, o Fundo Social de Emergência, com o objetivo de saneamento financeiro da Fazenda Pública Federal e de estabilização econômica, cujos recursos serão aplicados no custeio das ações dos sistemas de saúde e educação, benefícios previdenciários e auxílios assistenciais de prestação continuada, inclusive liquidação de passivo previdenciário, e outros programas de relevante interesse econômico e social. Parágrafo único. Ao fundo criado por este artigo não se aplica, no exercício financeiro de 1994, o disposto na parte final do inciso II do § 9º do art. 165 da Constituição.
  • O comentário abaixo não está incorreto, mas em termos mais simples, o Fundo Social de Emergência era um mecanismo transitório de desvinculação de receitas que buscava reduzir a rigidez dos gastos da União advindas com a Constituição de 1988 (gastos mínimos com saúde, educação, transferência para estados e municípios).ALTERNATIVA EPara complementar: era transitório, mas posteriormente ele mudou de nome para FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO FISCAL e sobrevive até hoje, agora sob o nome de "DRU", Desvinculação de Receitas da União.
  • Plano Real, 1ª fase - ajuste fiscal - criação do PAI e do FSE

    - Plano de Ação Imediata: redefinia a relação da União com os estados e municípios e do BACEN com os bancos estaduais e federais

    - Fundo Social de Emergência: desvinculação de algumas receitas do governo federal, cujo objetivo era atenuar a excessiva rigidez dos gastos da União  ditada pela Constituição de 88
  • eu também chamo silvio silva  coincidencia demais!!!!!!!!!!

  • Com o objetivo de promover o ajuste fiscal, antes da implementação do Plano Real, foi criado o Fundo Social de Emergência (FSE), que quebrava a vinculação constitucional entre receita e despesa. A vigência do FSE, que iria até 1995, se estendeu até 1997 sob a denominação de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que, posteriormente, perdeu o caráter de fundo e passou a existir como Desvinculação da Receita da União (DRU). Apesar dessas medidas, o déficit fiscal permaneceu até o final da implementação do plano.