-
Orçamento de Desempenho: Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.Orçamento Incremental Orçamento feito através de ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa.Fonte:http://www.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_o.asp
-
não há relação entre o incremental e o desempenho,pois são técnicas totalmentes distintas que poderiam ter convivido harmoniosamente.o orçamento de desempenho representou uma evolução do tradicional.E o incremental foi superado pelo Baze zero.
-
a) CORRETA. A característica principal do Orçamento Tradicional é a ênfase no objeto de gasto. Apresenta as despesas e os gastos sem relacioná-los a nenhuma finalidade.
b) CORRETA. No Orçamento Base Zero, desconsidera-se tudo que se gastou no ano anterior e se parte do "zero" para se planejar o próximo. Cabe ao administrador fundamentar suas necessidades de recursos e justificar os gastos. Em contrapartida encontra-se o Orçamento Incremental, onde sua elaboração se dá por ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa, além disso, há a repetição do orçamento anterior acrescido da variação de preços ocorrida no período.
C) CORRETA. No Orçamento de Desempenho, toda ênfase reside no desempenho organizacional, focado no objeto de gasto e no programa de trabalho. Já no Orçamento Programa a ênfase se dá na integração entre o desempenho organizacional, planejamento, fixação de objetivos e metas, acompanhamento, gerência e principalmente na avaliação dos resultados.
d) CORRETA. Dispensa comentários.
e) ERRADO. Seria o Orçamento Programa que a questão deveria referir-se.
-
O Orçamento de Desempenho representou uma evolução do Orçamento Tradicional.
-
Orçamento-Programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar.
Orçamento Clássico ou Tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.
Orçamento com base no desempenho organizacional significa que as Unidades Gestoras seriam contempladas com recursos orçamentários conforme o desempenho no exercício anterior . Se caracteriza por apresentar o orçamento sob duas perspectivas: o objeto do gasto e um programa de trabalho.
Orçamento Base zero é justificar o porquê da despesa, se deve ou não gastar esse ou aquele recurso e em qual programa ou projeto.
Orçamento Participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos,
ORÇAMENTO INCREMENTAL
Nesse tipo de orçamento, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes.
-
TIPOS DE ORÇAMENTO:
1o.) Orçamento Tradicional OU Clássico = uma dimensão (objeto do gasto)
2o.) Orçamento Desempenho OU Realizações OU Funcional = DUAS dimensões (Obj. do gasto + programa de trabalho)
3o.) Orçamento PROGRAMA = TRÊS dimensões (Obj. do gasto + programa de trabalho + planejamento/realizações)
Bons estudos.