SóProvas


ID
4828972
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. À luz da Lei nº 8.666, é desimpedido o sigilo da licitação, sendo privados e inacessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

II. A definição de alienação, na Lei 8.666/93, inclui toda transferência de domínio de bens da administração pública para o fornecedor como forma de pagamento pelos serviços prestados.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Item I: Art. 3º, §3º - A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

    Item II: Art. 6º, IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

  • as duas afirmativas são falsas!

    é nas licitações um dos maiores problemas quanto a corrupção, por óbvio, nada será sigiloso, SALVO o conteúdo das propostas, apenas para buscar o melhor resultado para a administração pública. Mas isso até suas respectivas aberturas.

     Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

    paramente-se!

  • A questão trata da Lei 8666/93 – Lei de Licitações.

    Analisando as afirmativas.

    Afirmativa I: falsa. É exatamente o oposto, como nos mostra o art. 3º, §3º, da Lei 8666/93: “Art. 3º (...) §3º A licitação NÃO SERÁ SIGILOSA, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura”. Complementando, o ato de “devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devassá-lo” é considerado crime, nos termos do art. 84, da Lei 8666/93.

    Afirmativa II: falsa. A definição de alienação está expressa no art. 6º, IV, da Lei 8666/93: “Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se: (...) IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros”.

    Logo, as duas afirmativas são falsas.

    Gabarito: Letra D.

  • Galera,

    Alienar é VENDER, não é moeda de troca.

  • Definição jurídica de alienação = transferência para outra pessoa de um bem ou direito

    Ou seja, quando pago um fornecedor com um bem meu, ocorre uma alienação não? Chame de permuta, o que for. Ainda assim não seria alienação? Existe até o conceito de "alienação por permuta".

    Pra mim o item II está correto.

    Alguém poderia fundamentar melhor e me ajudar?

  • Questão mal elaborada. Porém, acredito que foi considerada errada a alternativa II, porque o FORNECEDOR em que pese ser terceiro, não comprou o bem (A adm. não alienou o bem), ocorreu que o fornecedor recebeu o bem pelo serviço (permuta), como o colega acima falou.

    CONTUDO, a lei diz "Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros”, ora, permutando ou comprando, não ocorre transferência do domínio do bem???

    Se eu acertei a questão? Não, errei mesmo. Só estou tentando entender o que a banca considerou.

    Essa questão cai naquele seleto grupo em que o examinador quer ser espertalhão, quer pegar todo mundo e mete os pés pelas mãos.

  • As duas erradas:

    I - Questão de português... O certo seria impedido

    II - Parece-me mais ser uma dação em pagamento feita pela administração e não alienação.

  • Concordo com o Alfred e a Bárbara. Mas paciência. Bola pra frente.

  • A II é dação em pagamento.