SóProvas


ID
4832542
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O município de Crato-CE, em 2015, através de lei ordinária, criou a progressividade dos impostos predial territorial urbano (IPTU), pois assim, estará cumprindo o preceito constitucional da Isonomia Tributária. Referida majoração é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Constituição Federal

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana;

    § 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:         

    I - ser progressivo em razão do valor do imóvel; e         

    II - ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.    

  • Gabarito: B

    Nos termos do art. 156, I, CF, compete aos Municípios instituir o IPTU.

    Ademais, prevê o art. 156, § 1º, CF, que o IPTU poderá:

    I). ser progressivo em razão do valor do imóvel;

    II). ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel. 

    Pertinente ao tema:

    Súmula 668 STF:

    “É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana”.

  • Comentário sobre a Súmula 668 STF: Assim, a progressividade de alíquotas com base em outras razões que não a função social da propriedade somente é legítima após a edição da EC 29/2000 (Dizer o Direito).

  • A questão é bem interessante.

    anote-se que a alternativa d está errada pelo fato de que a constitucionalidade não está ligada a capacidade contributiva do proprietário, mas sim a EC que autorizou a progressividade fiscal no IPTU. Anote-se que antes da EC, os municípios alegavam exatamente a capacidade contributiva para justificar a progressividade fiscal, o que era rechaçado pelo STF

    Constitucional, pois essa progressividade tem amparo na capacidade contributiva do proprietário - Errado.

  • Não sei se concordo com o gabarito. A CF vincula a progressividade (mencionada no enunciado) ao VALOR DO IMÓVEL. Já a alternativa B, dada como correta, menciona ALÍQUOTAS DIFERENTES de acordo com a LOCALIZAÇÃO E USO do imóvel. Creio que são coisas diferentes (progressividade X alíquotas diferentes).

    Nesse caso, a D me parece mais correta; pois a PROGRESSIVIDADE está vinculada ao valor do imóvel que, por sua vez, pode presumir a "capacidade contributiva do proprietário".

  • Eu concordo com Fernando. Marquei a D com o mesmo raciocínio q o dele e vim ver no q pensei errado, mas ninguém apontou o erro da letra D e ao q me parece, a letra B, apesar de não estar errada, foge ao enunciado, só q eu teria marcado se não tivesse uma certinha como a D.

  • Questão se equivoca ao tratar de assuntos diferentes:

    • Alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel - Seletividade
    • Progressivo em razão do valor do imóvel - Progressividade