SóProvas


ID
4833034
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O ACS observa que um recém-nascido que completou 12 dias de vida, apresenta coloração da pele amarelada (icterícia) e orienta a família para

Alternativas
Comentários
  • ICTERÍCIA PATOLÓGICA 

    Pode ser confundida com a fisiológica, porém algumas situações sugerem o diagnóstico de icterícia patológica: o icterícia precoce, antes de 24h de vida;

    ICTERÍCIA FISIOLÓGICA

    De 48-72h de vida

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido, que completou 12 dias de vida e apresenta coloração da pele amarelada (icterícia). Essa condição corresponde a hiperbilirrubinemia, concentração sérica de bilirrubina elevada.
    É comum no período neonatal e tem causa multifatorial. O pico da hiperbilirrubinemia ocorre entre 3º e 5º dia (com declínio em torno de 7 dias). O declínio da bilirrubina pode ser lento. Por isso é importante procurar a UBS, pois pode ser uma condição normal e passageira ou alguma alteração com risco para a criança (Letra A).


    B) Incorreto. A exposição de criança com 12 dias de vida para receber 1 hora de banho de sol diariamente é contra indicada, pois pode causar queimaduras. 

    C) Incorreto. O aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. Por esse motivo dar 100 ml de água por dia ao recém-nascido é contra indicado. E não causará diluição das hemácias.


    D) Incorreto. Deve se preocupar com a icterícia, pois nem sempre é um fenômeno fisiológico. A demora no desaparecimento é uma condição patológica.


    E) Incorreto. Nunca se deve procurar o pediatra do hospital, pois a referencia de atendimento é a unidade básica de saúde. 


     

    Resposta do Professor: A.

    Referencia: Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas.2 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas)